Reto sentir

Uma mente que sente e vê o bem, serve em amor.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso penseis. (Filipenses 4:8).

Paulo aqui exorta os da época e está exortação chega até nós de forma atual. Mais adiante ele falará sobre as dificuldades e aflições que assolavam os Cristãos da época, e como deveria ser o sentir dos mesmos diante de tais acontecimentos.

Nos tempos de hoje, as mesmas aflições e os mesmos medos assolam o nosso diário viver. E se nos deixarmos levar pelos baixos, sentir quedaremos ansiosos e perderemos o alvo do amor.

A palavra traduzida por pensar do grego (λογίζομαι/logízomai) e do hebraico (לְבַבְכֶם/lëvavëchem). Está ligada à voz e ao coração, ou seja, devemos estarmos centrados no que falamos, pensamos e sentimos.

Pois o pensamento está ligado a emoção, a emoção ao sentimento e o sentimento a nossa fala e ações, assim sendo, quando vigiamos o nosso pensar eliminando os maus pensamentos, caminhamos para o reto sentir.

E com o reto sentir, guiado pelo Espírito Santo, podemos ajudar o próximo em suas aflições. Cumprindo a missão do amor que Jesus O Cristo nos destinou como igreja. E aqui se faz valer o dito: Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filip 4:13).

Que o amor de Cristo Jesus seja o árbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 01/02/2024
Código do texto: T7989441
Classificação de conteúdo: seguro