Espírito em amor e verdade.

Espírito, sopro de vida e cuidar de vidas é o princípio de adorarmos a Deus.

Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24). Este versículo faz parte da passagem onde Jesus conversa com a mulher de Samaria.

E a conversa além de quebrar paradigmas e dogmas, gira em torno de quem é Deus e de como adorarmos. Aqui nos atentaremos ao Espírito que no grego é (πνεῦμα,/Pneuma) e no hebraico é (רוּחַ/Ruach).

Está palavra está ligada ao ar, ao vento e ao alento de vida e sabedoria que o Criador sopra nas narinas do primeiro ser humano. E junto com este sopro vem o sentido da que vai além da vida animal ( נֶפֶשׁ/Nefhesh; ψυχή/psyché).

Só pra entendermos o ser humano é composto de ( σώμα/soma;גוּף/Gufh= corpo físico), (ψυχή/psyché;נֶפֶשׁ/Nefhesh= alma/ mente, onde fica os instintos primitivos e os desejos e o ego), com excessão do ego até aqui somos iguais aos animais.

O que nos difere dos animais é o espírito (πνεῦμα/Pneuma;רוּחַ/Ruach), pois aqui está o real sentido da vida, e o sopro de Deus. Este sopro é uma dádiva, mas também é um dever pois nos confere o dever de cuidar, socorrer e propiciar o bem estar a todas as vidas que nos rodeiam.

O Pai jamais pediu uma estátua de ouro, ou um cultuar como havia no Egito, onde holocausto e sacrifício era tido como adoração. Ele sempre pediu para cuidarmos do próximo e das vidas que nos rodeiam.

É certo que num tempo Ele criou um tipo de culto, que foi entendido como religião, mas Ele não criou o ser humano para religião e sim a religião para o ser humano, para que este tivesse comunhão com o próximo.

E na comunhão entende-se a dor do próximo e cuidasse do mesmo. Eis, uma das funções da igreja cuidar das vidas em amor e verdade. E fazendo principiamos a adorar a Deus em espírito e verdade.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 03/02/2024
Código do texto: T7991237
Classificação de conteúdo: seguro