Como ser forte e corajoso?

Essa ordem de Deus para Josué tem sido usada repetidamente para o povo evangélico, como estímulo e “palavra de ordem” para concitá-lo a ser forte, como se fosse uma ação e reação tipo “abracadabra”.

Mas ela é vazia e não tem nenhum poder se não houver o que Deus também falou na mesma ocasião para Josué, qual seja:

“SEJA FORTE E CORAJOSO, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles. Tão somente SEJA FORTE E MUITO CORAJOSO para que você TENHA O CUIDADO DE FAZER SEGUNDO TODA A LEI QUE O MEU SERVO MOISÉS LHE ORDENOU. NÃO SE DESVIE DELA, NEM PARA A DIREITA NEM PARA A ESQUERDA, PARA QUE SEJA BEM-SUCEDIDO POR ONDE QUER QUE VOCÊ ANDAR. NÃO CESSE DE FALAR DESTE LIVRO DA LEI; PELO CONTRÁRIO, MEDITE NELE DIA E NOITE, PARA QUE VOCÊ TENHA O CUIDADO DE FAZER SEGUNDO TUDO O QUE NELE ESTÁ ESCRITO; ENTÃO VOCÊ PROSPERARÁ E SERÁ BEM-SUCEDIDO. Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar. Js. 1:6-9.

Vemos que a seguir à palavra de ordem para ser forte, há também um requisito básico para ser cumprido. E isso está destacado em caixa alta ou em letras maiúsculas. A Lei que estava escrita no livro que Moisés escreveu, e no qual constavam as leis de ordenanças, bem como a lei de Deus também.

Hoje o povo de Deus tem se tornado débil, frouxo, e tem usado aquela ordem de modo supersticioso, como se ela pudesse ter magia e operasse ação e reação mágica.

O povo de Deus está hoje nessa condição, porque tem rejeitado fazer como Deus disse a Josué, tem se desviado da lei Dele. Mesmo o povo originário, o Israel nominal, ou judeus do oriente médio, criam sofismas, e sistematicamente ignoram o principal, se apegando ao trivial, ou seja, a tradições criadas por seus líderes corruptos. E ainda dizem ser ”boas tradições”, as quais propõe para os religiosos evangélicos, os quais têm o judeu nominal como o povo de Deus, embora Jesus tenha dito que ele foi rejeitado e teve a sua casa vazia.

Conforme mostramos no texto que escrevemos “A força de Deus”, ela é a Sua Lei. E a transgressão dela trouxe derrota e frustração ao povo escolhido para ser santo, como hoje também acontece.

Portanto, santifiquemo-nos! Tiremos a maldade das nossas atitudes perante Deus, e aprendamos a fazer “o bem”, a Lei de Deus, para que façamos prosperar os nossos caminhos.

Guarulhos-Sp, 10/02/2024

Oli Prestes

Missionário