Para ser um grande homem

Muitos homens tiveram os seus nomes levados às alturas no mundo, devido às suas ações de criatividade, engenhosidade, descobertas, invenções, dedicação e serviço. E os dois maiores vultos espirituais conhecidos dentre os humanos não arrebataram corações nem multidões, mas foram servos. São eles Moisés e Paulo. E são dois ícones citados no meio religioso cristão. O primeiro, na velha dispensação da graça, e, o segundo, na nova dispensação dela.

É interessante observar que ambos não estavam ligados à esposa, nem família e filhos.

Moisés até teve esposas e filhos, mas abriu mão da sua primeira esposa e dos seus filhos, os quais voltaram com o sogro dele para a terra em que viviam.

Já Paulo, não diz-nos as Escrituras que ele estava ligado à mulher. Aliás, em uma de suas epístolas, ele diz que quem é casado está dividido entre agradar a Deus e o mundo. Por isso diz que se alguém estiver solteiro, que fique como está, desde que esteja firme em seu propósito. Ele disse:

“Mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido.” 1 Co. 7:33, primeira parte e 34.

Outrossim, eles não deixaram fortuna nem herança para ninguém pelo que se sabe.

Moisés recebeu instruções de Deus para subir a um monte que lá ele morreria. Nem a sepultura dele foi conhecida.

Paulo, por sua vez, foi morto em Roma, sabendo que isso lhe estava reservado.

O primeiro era muito amado pelo povo que liderou, o que fez com dedicação por quarenta anos. O segundo não teve muitos discípulos ao tempo dele, mas tem sido modelo para muitos que o tem como um espelho para hoje se comparar e espelhar.

Portanto, se alguém quiser ser o maior, que seja o que serve disse o Mestre Jesus. Lc. 22:26. E, para isso, é preciso estar desimpedido.

Guarulhos-Sp, 11/02/2024

Oli Prestes

Missionário