Em poucas palavras A VIDA CRISTÃ

INTRODUÇÃO

Se você quer aprender seriamente sobre a Bíblia, a primeira coisa a se fazer é ler o que a Bíblia diz e interpretar o que a Bíblia diz. Muita confusão e muita heresia que existe por ai, é devido à má interpretação da Bíblia. Gosto da Teologia Reformada, acredito que eles têm as melhores respostas ao grande quebra cabeça, que é a Bíblia. Para aprendermos corretamente a Bíblia e o que realmente Deus queria nos dizer, é necessário ser correto conosco mesmo e ir ao livro-texto: a Bíblia e ficar nela. A maioria dos cristãos, têm seu conhecimento vindo da Escola Dominical, de revistinhas, que não são exatamente um estudo sério sobre Teologia. Se quisermos mesmo aprendermos Teologia, temos que ler os livros de teologia.

Vai causar surpresa em muita gente, o que os livros de Teologia Sistematica vão dizer e o que estão nos ensinando. Ao lermos, por exemplo, livros de comentários bíblicos, vamos observar como estamos sendo ensinados errado, isso quando o pregador ainda tenta explicar o texto bíblico, enquanto outros nem isso fazem, tentando ensinar auto-ajuda baseados em seu testemunho pessoal, o que na verdade não nos interessa, pois quando vamos ao culto, queremos aprender o texto bíblico e não o que aconteceu com o irmão naquela semana. É quase querer dizer que o testemunho daquela pessoa compete em pé de igualdade com a Bíblia, se ele está substituindo a leitura e explicação bíblica, pelo que aconteceu com ele, ou o que ele acha que pé mais impiortante que ensinar a Bíblia.

Eu ao aceitar a Jesus entrei numa Assembléia de Deus. Como leitor assíduo, fui me deparando com muitas contradições, onde não poderia supor que os pregadores, até então meus mestres, pudessem estar errando tão feio assim. Eu não supunha que os pregadores, ou até mesmo o pastor, pudesse estar ensinando contrário à Bíblia, ou contrário à Teologia, imaginando que para ser pregador era necessário saber Teologia. Com apenas dois anos de cristão, eu já estava ouvindo no meu espírito a voz do Espírito Santo soprando que eu precisava desaprender tudo o que estava aprnedendo para aprender certo.

Muito do que você vai ler comigo, poderá soar como heresia, mas como já disse eu me baseio firmemente na Teologia Sistemática para fazer certas afirmações. Meus livros textos atuais são Teologia Sistemática de Louis Berkhof e Teologia Sistemática de Millard J. Erickson. Livros esses ensinados nos Seminários Teológicos. Se algo soar como heresia, saído nos livros dos seminários, então com certeza o leitor aprendeu errado e para continuar é necessário revisar o que lhe ensinaram. O que você aprendeu sobre tal assunto, aprendeu lendo a Bíblia, aprendeu lendo Teologia Sistemática, ou aprendeu com revistinha de Escola Dominical, ou com pregações de púlpito? Será que é possível compreender que os pregadores erram? É nos possível imaginar que o pastor pode estar ensinando errado?

A verdadeira pregação sempre vai dizer que a Bíblia está certa, mesmo que soa diferente do que estão lhe ensinando. Um pregador chamado por Deus, não pode pregar diferente da Bíblia, algo está errado. Se algo lhe soar estranho aqui, procure nos livros da Reforma, procure a resposta na Teologia Sistemática, mas não deixe de procurar a verdade. Pois se alguém está ensinando errado, descubra quem está fazendo isso.

FATOS QUE VÃO ACONTECER NA VOLTA DE JESUS

Várias coisas vão acontecer quando Jesus voltar. Muito do futuro são apenas suposições. Um dos fatos que nos dizem respeito é o que a Bíblia chama de glorificação do corpo. Na volta de Jesus, o nosso corpo será transformado. Como será a transformação é um enigma para nós, não temos quase nada para nos firmarmos nisso, só sabemos que é uma promessa bíblica. Não é a transformação em si que mais chama a atenção, pois é como o milagre, num instante acontece, mas antes como será depois de transformados. Os textos bíblicos que falam a respeito deixam muita coisa em branco. Mas o fato existe, é bíblico, é uma promessa e precisamos contar com isso.

RECAPITULANDO

Mas vamos antes recapitular, o que compreendemos da volta de Cristo. Em mais de uma passagem no Apocalipse é tratado sobre a volta de Cristo. De alguma maneira no fim de cada ciclo de julgamentos, é reafirmada a volta de Cristo. O ultimo texto a tratar do assunto está em Apocalipse 19. A Bíblia não fala nada sobre uma volta invisível de Cristo.

¹¹ Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

¹² Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.

¹³ Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus.

¹⁴ Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos.

Apocalipse 19:11-14

ONDE É O CÉU

Está inculcado na mente das pessoas que vamos morar no céu, mas nos parece que há uma compreensão errada, desde o começo, sobre onde é o céu, que na verdade não é onde ele é, mas o que ele é.

"O paraíso celestial é um lugar real e literal. Os astrônomos são incapazes de determinar a sua localização no céu; eles são incapazes de encontrá-lo com seus telescópios. Contudo, a Bíblia ensina que o céu é um lugar real, não meramente uma condição da existência transformada. Embora o poder de Deus permeie o universo, o próprio Deus está no céu no sentido de que Ele não está em outro lugar. O céu é o Seu trono. A Bíblia usa a palavra “céu” de três formas: 1) Céu refere-se à atmosfera que circunda a terra; nesse céu os pássaros voam; 2) Céu refere-se às estrelas e planetas (Salmos 19:1); 3) Céu refere-se ao lugar onde Deus habita e ao qual Jesus ascendeu." http://profetico.info/teologiasistematica/2018/08/31/capitulo-xlvii-a-ressureicao-de-cristo/

Segundo a explicação teológica, Céu não é exatamente um lugar, além do universo, mas sim que Deus vive no céu, no Reino de Deus, então Deus é o Céu, estar em Deus é estar no Céu, estar no Reino é estar no Céu. E se Deus é totalmente Santo, no sentido de que é totalmente separado de sua criação, ou quê a criação não consegue, por definição, estar onde

Deus está. Mas cuidado com esse ensino, nós conseguimos estar onde Deus permite que estejamos Nele, ou onde podemos estar sem sermos destruídos pela sua santidade.

SOBRE AS MORADAS

“¹ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. ² Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.”

João 14:1,2

Numa leitura superficial da Bíblia, vamos ler esse versículo isolado, o que sabemos que não pode ser. Esses são versículos básicos dos que afirmam que vamos morar no Céu, como um lugar físico, além desse universo, pois o universo veio do Céu, ou além dele, pois Deus criou o universo, então vamos morar, segundo a explicação, em outro lugar, provavelmente com os anjos. A questão não é definir aqui o Céu, mas o que a Bíblia quer dizer como “na casa de meu Pai”.

¹³ ‘A minha casa será chamada casa de oração.’ Mateus 21:13

A casa do Pai é a Igreja. Não da para ler a Bíblia desprezando a progressão bíblica. Na Bíblia seus assuntos vão ter sempre uma mudança conforme lemos. O próprio Jesus falou dos dois assuntos. Ele falou sobre a casa do Pai ser casa de oração e ele falou que ele ia embora, mas iria preparar lugar, quando fosse, na casa do Pai, que é a igreja.

Vou preparar lugar pra vocês, na igreja – deve ser dito e explicado. O leitor, estudante da Bíblia, precisa ler a Bíblia e interpretar a bíblia pela Bíblia. A Bíblia diz o que diz, somos nós, que deturpamos o que ela já disse.

A casa do Pai é o Céu, no sentido de que estar em Deus é estar no céu. Vou preparar lugar pra vocês na casa do Pai, que é onde ele vai manifestar o Céu, o Reino, a Presença.

TRÊS PONTOS

1 - Porque Jesus precisou ir embora?

Quando lemos esse versículo, cria-se um enigma. “⁷ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” João 16:7

Alguns enxergam uma subordinação - errada - na Trindade. Deus mandou Jesus, que mandou vir o Espírito Santo. Mas a Trindade é Deus. E nenhum dos três é menor que nenhum deles. São três manifestações diferentes do mesmo Deus.

Deus Pai Criador está no Céu, no Antigo Testamento. Deus Filho está no Céu nos Evangelhos. Deus Espírito Santo está em nós, através de sermos igreja.

Me parece que as dificuldades estão em compreender os ministérios diferenciados da Trindade, na Bíblia. Se há um ministério do Espírito Santo (2 Cor 3.8), então há um ministério dos outros personagens da Trindade.

O ministério de Deus, seu trabalho, visto no Antigo Testamento era criar pessoas, uma família, uma nação, para que O Filho, Jesus, pudesse vir ao mundo. Para isso era necessário criar uma Lei, ou regras, que dessem o mínimo de santidade ao povo, assim como inculcar na mente das pessoas, através de promessas e profecias, a vontade de que viesse esse Filho.

O ministério de Cristo foi para mostrar como deve ser um homem cheio do Espírito Santo. O que pregar, o que ensinar, como orar, como compreender o Reino de Deus, como ser como pessoa. O ministério de Cristo é para ensinar enquanto crente como ser gente, ou enquanto gente, como ser crente.

O ministério do Espírito é Deus em nós. Há uma progressão no ministério da Trindade. Primeiro era Deus longe, depois Jesus próximo, e por fim o Espírito Santo dentro de nós. No Novo Testamento nem se justifica um crente fora do Espírito, ou vazio do Espírito. No Novo Testamento estar vazio é o mesmo que estar desviado, fora do Reino.

Mas porque Jesus tinha que ir embora? Como assim, se eu não for, o Espírito não virá? Observamos que Jesus reconquistou tudo aquilo que havíamos perdido com o pecado. A vida espiritual, o Reino de Deus, a eternidade, a saúde, a dignidade, a vitoria sobre os demônios, a prosperidade, a paz, e todo o resto. Jesus conquistou tudo que diz respeito ao homem, para que fossemos completos e abençoados com toda sorte de bênçãos estando e permanecendo Nele. Mas as bênçãos quem conquistou foi Jesus e só recebo as bênçãos para minha vida estando Nele. Eu preciso ser crente, fiel seguidor, para receber as bênçãos que Jesus conquistou Nele, para nós. As bênçãos, que na verdade são de Jesus, eu só vou ter acesso através do Espírito Santo. Primeiro é preciso crer e segundo é preciso ter o Espírito.

Segundo: Vou preparar-vos lugar, na casa do Pai, que é a igreja, é nos preparar para o ministério. Foi dado ao crente então dons de poder e dons de ministério, para exercer o seu trabalho cristão. Sem se esquecer que era necessário morrermos em Cristo, para podermos ressuscitar em Cristo.

Principalmente a igreja católica criou uma idéia de um Cristo eternamente crucificado, doutrina essa da Cruz imprescindível para compreendermos a vida Cristã. Doutrinariamente devemos sim levar o nosso eu, carregar a nossa cruz, a nossa velha natureza para ser morta. Precisamos mortificar a velha natureza, os velhos instintos. Porém, os muitos anos de crente vem me mostrar que a Bíblia sendo um livro prático, quer nos ensinar algo sobre crucificar a velha natureza, o pecado, que é não pecando. Mas só não pecar não resolve o nosso problema. Entenda, a doutrina da Cruz é importantíssima, mas é menor, na prática, para nós, do que a ressurreição. Tá, fomos crucificados e daí? Suponhamos que a nossa velha natureza tenha sido mortificada, eu não estou pecando mais, a carne, a velha natureza está vencida e daí? A cruz sem ressurreição não funciona. É preciso descer à morte a velha natureza e é preciso nascer uma nova natureza, senão o serviço fica pela metade. A Bíblia fala em quatro evangelhos sobre a Cruz, mas fala em todo o Novo Testamento depois disso, sobre sermos novas criaturas, sermos ressuscitados em Cristo. Sendo a ultima etapa, a glorificação do corpo.

Terceiro: Mas para que sermos ressuscitados, sermos novas pessoas, novas criaturas, uma nova raça, um novo povo? Em alguns milagres Jesus mandou a pessoa curada, melhorada, para casa. A Carta aos Efésios tem seis capítulos. Os três primeiros capítulos descrevem a vida vitoriosa, em Cristo, e nos diz que estamos posicionalmente assentados com Cristo nos ares. Esses são considerados os versículos mais espirituais de toda a Bíblia, por alguns. Os três últimos capítulos nos falam que devemos ser bons maridos, boas esposas, bons filhos, bons trabalhadores, bons patrões. O sentido de ser ressuscitado é ser uma nova criatura, uma nova pessoa, sem os vícios, os problemas da velha natureza. Gálatas 5.1 começa assim: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.” Depois fala sobre os frutos da carne e os frutos do Espírito. Não é possível o crente ficar pior com o tempo, algo está errado. Precisamos aprender a sermos pessoas amáveis, aquele que as pessoas amam. As pessoas precisam se sentir bem perto de nós. “Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. 2 Timóteo 2:24 Ser amável é uma pessoa que se deixa amar, que faz coisas que os outros gostem dela.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 12/02/2024
Código do texto: T7997410
Classificação de conteúdo: seguro