Folia, versus alegria real.

Alegria advinda do amor versus folia a loucura que passa.

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos. (Filipenses 4:4). Este versículo faz parte da passagem onde se contrapõe a alegria advinda do amor, versus as emoções efêmeras.

Não é o objetivo deste que escreve criticar ou exalar preconceito sobre as folias deste período, e sim mostrar as duas faces .

Folia palavra do francês antigo, (Folie), com raiz no latim (follis), que está ligada à loucura, ou seja, êxtase enlouquecida advinda de uma enxurrada de emoções. E como toda enxurrada se vai, na maioria das vezes levando algo de bom com ela.

Regozijo/alegria do grego (χαίρετε/chaírete) com raiz em (χαίρω/chaíro), que nos leva a graça (χάρις/cháris). Do hebraico (שָׂמֹחַ/samoach), a alegria a advinda da graça de Deus, que banha aquele que ama a Deus e segue os seus mandamentos.

Está alegria não é uma enxurrada de emoções, e sim é um vivo sentimento que advém do amor (Agápi/ Ahavah), amor que joga fora o egoísmo em prol do cuidado e do zelo pelas vidas.

E ao ver as vidas crescerem e vivendo num bem estar, a alegria floresce em amor e verdade. Cabe a cada um decidir, folia que passa e deixa um vazio na alma, ou alegria advinda do amor que fortalece e enche a alma de vida.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 12/02/2024
Código do texto: T7997468
Classificação de conteúdo: seguro