Sobre a Igreja...

Já começo esse texto afirmando biblicamente que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. (Atos 17)

O que é a igreja institucional???

Uma instituição é uma organização pública estabelecida. Então, a igreja institucional se refere a grupos organizados de pessoas religiosas, que se reúnem em locais designados e seguem uma norma estabelecida em estatuto; estatuto esse que deve atender não só a organização em si, mas também às leis vigentes no país.

A igreja institucional é organizada de acordo com os interesses dos organizadores, podendo ser cristã ou não.

A igreja institucional, por ser estabelecida por homens, será sempre imperfeita.

Temos hoje diversas igrejas institucionais estabelecidas no mundo, cada uma refletindo os gostos e interesses de seus organizadores, em algumas até ensinando aos seus seguidores, textos isolados das Sagradas Escrituras, com o único intuito de fortalecer a sua organização, sem se preocupar com os contextos, culturas, épocas e as verdades e propósitos contidos nelas.

O ruim de tudo isso é que, muitos seguidores não se preocupam em buscar a verdade, mas preferem ficar em sua zona de conforto, satisfeitos com aquilo que lhes é ensinado.

É bom que se diga que, na igreja institucional cristã, poucos também são os organizadores que conhecem e se submetem aos ensinamentos das Sagradas Escrituras, em estabelecer uma igreja institucional cristã forte, que realmente faça a diferença no mundo, que ensine o cristão a pregar o evangelho com a sua própria vida. Em Efésios 4:11-12 fala da responsabilidade dos que foram designados para conduzir a igreja, nesse caso, a igreja de Cristo.

O mundo mudou em diversas questões, as pessoas estão mais superficiais do que nunca, o genuíno interesse e respeito pelo outro está desaparecendo, a busca por prazeres imediatos é cada vez mais constante, a liberdade de ser e estar no mundo é o que mais importa. Doenças da alma e do espírito estão cada vez mais evidentes e tudo isso influenciou a igreja institucional cristã de uma forma assustadora. (Tiago 1:22, João 8:32 e Mateus 24:12)

Será que a igreja institucional cristã teria tantos frequentadores, se nela só fosse ensinada a autêntica palavra de Deus (Sagradas Escrituras) e tivesse muitos momentos de oração e louvores genuinamente bíblicos???

Muitos vão para a igreja institucional cristã em busca dos eventos sociais, das programações e espetáculos, de soluções imediatas para os seus problemas crônicos, em estender os prazeres fugazes que o mundo já oferece, e não em se fortalecer como um cristão para fazer uma diferença significativa num mundo que caminha em caos a passos largos para o inferno.

Vivemos tão cansados, envolvidos com tantas atividades no mundo, que ter nossas vidas atreladas às regras estabelecidas pelos homens na igreja institucional cristã, parece ser algo bastante desanimador; e, se não despertamos em busca da verdade, seremos facilmente convencidos por todo o vento de doutrina (Efésios 4:14), o que nos fará sentir solidão, confusão e desânimo.

O grande objetivo da igreja institucional cristã deveria ser, reunir cristãos genuínos que professam a fé em Cristo e nos ensinamentos das Sagradas Escrituras em perfeita adoração a Deus e em sincera comunhão entre os irmãos a ponto de fazer uma diferença significativa no mundo em que vivemos, mesmo tendo o joio se fazendo presente (Hebreus 10:24-25); mas não é isso o que acontece, infelizmente. A igreja institucional cristã sofre muito com os conflitos de interesses, ninguém quer dar a outra face. Tantas vezes o joio se sobressai, por falta de organizadores que ainda não entenderam qual é a sua responsabilidade e para que foram designados (Efésios 4:11-12).

Já estive envolvida em confusões na igreja institucional cristã, por não concordar com decisões de alguns superiores, que estavam mais preocupados com os seus próprios interesses, do que com a igreja em si.

Hoje sou mais reservada quanto a dar opiniões e se envolver em algumas questões, porque vejo que a igreja institucional cristã sofre e vai sempre sofrer com os conflitos de interesses; é como dar murros em ponta de faca, você só vai sair machucado.

E a igreja de Cristo, o que é???

Ah! essa não é a igreja institucional cristã, ainda que por causa dela a igreja institucional cristã tenha sido estabelecida.

A igreja de Cristo é formada por todos os salvos em Cristo, que entenderam o plano de Deus, que buscam as verdades contidas nas Sagradas Escrituras, que se submetem aos ensinamentos de Cristo, que estão espalhados por toda a face da terra, em lugares onde existem igrejas instituídas ou não, que andam na contramão do mundo, que se indignam com as ações dos homens maus e que estão empenhados em anular o mal com as atitudes do bem. Que estão sempre interessados em conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. (Oséias 6:3-6)

É a igreja que será arrebatada, que viverá na nova terra (Apocalipse 21), que auxiliará no julgamento do mundo (I Corintios 6) e que estará para sempre com o Senhor (I Tessalonicenses 4)

Existe uma diferença gritante entre a igreja institucional cristã e a igreja de Cristo, e é bom que saibamos disso.

São tantas as citações bíblicas, mas para finalizar gostaria de mencionar Colossenses 2:6-9, Romanos 11:33-36 e 12:1-2 e Efésios 6.

Marina Vertuani em 13/02/2024