O dever de corrigir as eisegeses.

O dever de ensinar e exortar sobre os mandamentos de Cristo.

Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. (2 Timóteo 4:2). Este versículo faz parte da orientação que Paulo dá a Timóteo.

Ele menciona vários itens e entre eles o corrigir, a palavra do grego é (έλεγξον/élenxon), no hebraico ( וּגְעַר/ugëar). Que está ligada a correção, ou seja, trazer de volta a pessoa ao pensamento original e o real teor da palavra de Deus.

Em outro versículo deste capítulo ele fala sobre fábula, no grego (μῦθος/mýthos, no hebraico (הַהַגָּדוֹת/hahagådot), aqui ele se refere a nossa tendência a gostar de fábulas, mitos e superstições.

E por fim a admoestação de ser feita e baseada no respeito e na longanimidade do grego (μακροθυμία/makrothymía) no hebraico (בְּכָל אֹרֶךְ רוּחַ), que significa, com todo espírito de tolerância e respeito e entendimento.

Sendo é dever de todo líder eclesiástico cuidar para que as fábulas, as historietas, as superstições e ensinos advindos de uma eisegese, seja corrigido a luz de uma exegese dos mandamentos de Cristo Jesus.

Que cada um se auto avalie sempre tendo o amor de Cristo Jesus como árbitro de seu coração.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 13/02/2024
Código do texto: T7998330
Classificação de conteúdo: seguro