O cristão e a música secular. Que mal há?

Noutro dia tive um sonho, e alguém de quem eu só ouvia a voz, perguntava-me qual o problema em gostar de música secular. Foi assim que respondi àquela pessoa o que escrevi abaixo. Ao acordar, tomei nota imediatamente, para não esquecer. Ainda que um ou outro discorde, achei interessante e por essa razão compartilho com o querido leitor. :)

Os problemas de você gostar de ouvir música secular, quando se é cristão, são que: ela é carregada de sentimentos geralmente carnais, é a mulher perfeita em seus sonhos, ou o homem indeciso, o pai de família chegando em casa, a história de dois amigos e por aí vai...

No caso dos que gostam de ouvir música antiga, leva a pessoa a um tempo de nostalgia. Não é saudade, você não tem vontade de voltar no

tempo, apenas lembra com melancolia. Não é prospecção do futuro, é apenas um tempo distante na sua vida. Um lugar morno, confortável. Aconchegante na memória, às vezes até tem sofrimento, mas é um "sofrimento bom". Porém, o pior de tudo é que ela tira de você o seu lugar de adorador.

Por ser um lugar morno, é fácil de se acomodar nele, e quando você se der conta a sua playlist é só de Roberto Carlos, Roupa Nova , Bartô Galeno, rs, Amado Batista --As 30 Melhores, rs, e outras. Então, você vai se afastando do seu propósito principal: ser um adorador! Viver para a glória de Deus.

Você não precisa ser um tenor ou uma soprano. Nem todo mundo é canário ou curió; veja como o galo também canta vaidoso, mesmo cantando rouco. A cocá ( galinha d'Angola) também canta tímida lembrando que está fraca, rs. Mas tanto o vaidoso, quanto o tímido cantam como podem. Está escrito: "Tudo que tem fôlego louve ao Senhor."

O problema é que com o tempo a pessoa vai emudecendo para com os louvores ao Senhor, na

verdade, começa até achar que louvores são

chatos. E é bem possível que comece a procurar artistas gospel com o mesmo estilo dos cantores

seculares que ela curte. Por nem sempre achar, volta para sua playlist. Então, se questionada ela dirá que:

Só ouve quando lava o carro (que Deus lhe deu).

Só ouve quando vai para a academia ( cuja força necessária vem de Deus).

Só ouve quando viaja ( viagem cuja segurança vem de Deus);

Só ouve quando trabalha ( trabalho cuja estabilidade vem de Deus).

Chega, então, há um momento que você se esquece de Deus, como adorador que você é e não abre mais os lábios para louvar o Senhor, e quando abre a boca é só para pedir, porque você sabe que Deus sempre é fiel, sim Ele é fiel, ainda que você não seja e só O procure quando está em apuros.