Hoje ou ontem?

O tempo é de extrema importância para o registro de determinada ocorrência. Ele é de criação divina. Então é preciso conhecê-lo para falar sobre ele corretamente.

O povo de Deus deve ser povo sábio, e, para isso, é preciso cumprir os requisitos Dele, para saber bem distintamente. Esses estão em Pv. 2:1-5 e Is. 28:10.

É comum ouvir falar que algo aconteceu em determinada data, quando em verdade ocorreu em outra, segundo a bíblia.

Assim, há quem se refira ao dia de hoje para falar de algum acontecimento, quando o fato aconteceu ontem.

Exemplo: Alguns textos que eu tenho escrito, foram escritos e publicados ao início da noite. Assim, eu os registro com a data bíblica, a qual registra que o dia termina ao pôr do sol; mas, ao publicá-los na minha página de escritores, é registrado como se ele tivesse sido publicado no dia anterior, já que o mundo diz que o dia termina e inicia à meia noite.

Na justiça humana é de extrema importância a data da ocorrência, pois, pagamentos e recebimentos previstos para certas datas, caso não ocorra na data prevista pode acarretar acréscimos de multas, juros, etc. Até condenações podem ocorrer por questão de data. Foi o caso de um menor que não foi condenado por causa da hora do seu nascimento, que ocorreu momentos antes do tempo para ele ser considerado maior de idade.

Então busque saber quanto ao tempo determinado por Ele para a marcação do dia e da noite, pois, antes de ter sido inventado o relógio, ele fez o sol e a lua para marcar o tempo e as estações. Veja:

Gênesis 1:14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, PARA HAVER SEPARAÇÃO ENTRE O DIA E A NOITE; E SEJAM ELES PARA SINAIS E PARA TEMPOS DETERMINADOS E PARA DIAS E ANOS. 15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E assim foi. 16 E FEZ DEUS OS DOIS GRANDES LUMINARES: O LUMINAR MAIOR PARA GOVERNAR O DIA, E O LUMINAR MENOR PARA GOVERNAR A NOITE; e fez as estrelas. 17 E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra, 18 E PARA GOVERNAR O DIA E A NOITE, E PARA FAZER SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E AS TREVAS. E viu Deus que era bom.

Se o povo que se tem como de Deus não souber isso, pode pensar que ainda está na sexta-feira, e já estar no sábado, e pode está transgredindo-o.

Sê sábio, filho meu, e alegrar-se-á o meu coração.

Guarulhos SP, 13/04/2024

Oli Prestes

Missionário