Quinoa: A Semente Milagrosa!


ANTONI BIGCUORE*


Eu descobri a Quinoa, outro dia ao adentrar ao supermercado, onde semanalmente faço minhas compras. Como sou um semi-naturalista convicto, comprei para experimentar a sementinha milagrosa. Gente!, é maravilhosa! Funciona mesmo!. Você a bate no liquidificador e ela virar uma farinha. Contém 7 aminoácidos essenciais(aqueles que nao são produzidos pelo organismo humano).


Vitaminas que contém: A, B1, B2, B6, C e E.
Minerais: Ferro, Fósforo, Cálcio, Magnésio, Potássio, Zinco e Manganês.


Contém um aminoácido maravilhoso, a Lisina, que ajuda na processo de formação cerebral da criança. Agiliza os reflexos e processo de inteligência e aprendizagem.

Fiz a minha “mistura milagrosa”, assim: aveia integral, linhaça amarela, germe de trigo, farelo de trigo grosso, gergelim, quinoa real, semente de girassol e castanha do pará. Virou uma excelente mistura contra a depressão.

Por que? Porque estes ingredientes vão aumentar o nível da
serotonina no cérebro.(para quem não sabe, a serotonina é o principal neurotransmissor, aquele que faz a comunicação entre as células nervosas. Quando cai o seu nível no cérebro, a pessoa entra em deprê).(veja meu artigo neste Recanto sobre a Vitamina do Otimismo).

Transcrevo abaixo, o texto impresso na embalagem de Quinoa Real que comprei no mercado.(1)

“A Quinoa é um grão utilizado há milênios pelas culturas Andinas da América do Sul e hoje mundialmente reconhecido pelo seu alto valor nutritivo e funcional.

Na tradicional cultura dos Incas, a Quinoa (henopodium quinua wild) era conhecida como “Alimento Sagrado” ou “Mãe de todos os grãos”, e foi consumida durante séculos como base da alimentação diária por pessoas de todas as idades. O solo e as condições climáticas dos Andes, com suas grandes altitudes e baixas temperaturas, propiciam o desenvolvimento de sementes de qualidade superior – a chamada Quinoa Real originária do altiplano da Bolívia.

Com a crescente difusão e conhecimento da Quinoa e de suas excepcionais propriedades, o grão passou a ser reconhecido em varias partes do mundo. Hoje a sua comercialização e consumo são consagrados em muitos paises, incluindo mais recentemente o Brasil. A Quinoa é considerada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o “melhor alimento de origem vegetal para os seres humanos”.

Esta aceitação globalizada teve um embasamento científico e experimental, contando com resultados de importantes Centros de Pesquisas e Universidades, órgãos governamentais de vários paises, e ate recomendações de organizações internacionais, como a ONU, UNICEF e o Programa Mundial de Alimentos (WFP). Alem disso a Quinoa também foi utilizada pela NASA como parte da dieta especial da tripulação em missões espaciais de maior duração. É um alimento excelente para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos.

Experimente a Quinoa, o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Além de todos os benefícios, a Quinoa é um alimento muito pratico, versátil e de fácil preparo. Com ela pode-se preparar uma série de receitas e combinações saborosas e nutritivas para a toda família!”.

(1) Fonte: Embalagem do produto embalado pela empresa de Curitiba, A Jasmine Alimentos.
***********************************************
Na zona cerealista de S.Paulo, compra-se todos os ingredientes pela metada do preço. Endereço: Rua Santa Rosa,189 - Brás.


(*) Antoni BigCuore. Autor é  Escritor em SP. Conheça mais textos seus, acessando o seu BLOG BEM VIVER , acessando:  http://www.antonibigcuore.blogspot.com -  (sp.sp.13.02.2009, 6a.feira, às 10,28 hrs.)