DENTISTA PARA TODOS

Se há algo que me causa profunda tristeza é ver muitas pessoas sem dentes ou com dentes em péssimo estado.

A boca é um cartão de visitas, um sorriso bonito abre centenas de portas, seja um novo emprego, um novo relacionamento afetivo ou uma nova amizade.

Não sejamos hipócritas, sabemos que sociedade julga pela aparência, umas pessoas mais e outras menos, mas sempre julgam.

Creio que de alguma forma, seja por iniciativa pública ou privada deveria existir uma forma das pessoas terem acesso mais fácil e barato para tratamentos dentários.

Uma coisa tão básica e fundamental se tornou artigo de luxo em razão dos preços que muitos profissionais cobram e também pelo fato do SUS não cobrir esse tipo de assistência. Mas também mesmo que cobrisse seria moroso e de difícil acesso a todos, assim como as consultas do SUS e cirurgias.

Há tratamentos de todos os valores, podendo ser de 200,00 a mais de 25.000,00 e obviamente que existem os exageros, pois há profissionais que se atentam mais ao lucro que vão auferir do que ao benefício final.

Quando a pessoa, por razão da baixa renda, não pode tratar os dentes quando esses têm algum problema, é um martírio procurar um profissional para fazer um orçamento.

A boca é o que fica mais em evidencia quando falamos ou sorrimos, enfim quando nos comunicamos, e quando está com problemas chega até a afastar as pessoas, seja pela má aparência ou pelo mau hálito.

A meu ver, essa questão do acesso a tratamentos dentários mais acessíveis chega a ser o item mais importante da saúde pública em geral, pois as bactérias presentes numa boca com problemas de gengiva, dentários e até ósseos acabam causando centenas de outros problemas, uns mais graves e outros menos.

Uma pessoa sem condição financeira pra tratar os dentes fica excluída da sociedade. Muitas vezes nem se dá conta, mas não consegue um emprego, não consegue vender seu produto, tem problemas de relacionamento, dentre muitos outros.

É inadmissível acontecer isso num país com tanta taxação de impostos, onde a arrecadação bate recordes constantes.

A coisa se agrava muito mais quando a pessoa necessita de um implante ou um tratamento de alguma infecção na gengiva, onde muitas vezes é necessária uma intervenção cirúrgica.

Eu acredito em solução, mas para isso seria necessário que a sociedade como um todo tivesse mais empatia, mais comprometimento com o bem estar da coletividade. Os governos deveriam criar algum fator multiplicador, de forma que mais profissionais se especializassem em tratamentos de canal, tratamento da gengiva, implantes e toda sorte de especialização que envolva a boca como um todo. Para que isso deixe de ser algo extremamente elitizado e para poucos.

Hoje vejo profissionais ganhando fortunas, mas não tiro seus méritos, pois estudaram e trabalham muito para isso, mas é muito triste o fato do tratamento dentário, mas complexo ser algo tão inacessível.

É muito fácil criticar as pessoas com menos recursos e até incultas por não terem uma higiene bucal correta, mas isso não justifica o abandono, o desprezo.

Clamo a sociedade em geral que seja mais solidária e que lutemos para um sorriso mais saudável, Sei que é possível, mas não basta apenas extrair dentes, isso é muito simples e nem deveria ser cobrado, pois arrancar um dente é algo muito agressivo, salvo em casos de real necessidade visando desobstruir dentes que nascem.

Isso sem falar na colocação de aparelhos, que muitas vezes é necessário, mas já esta virando moda e uma fonte de renda segura e estável para muitos profissionais, que recebem a mensalidade pelos pequenos ajustes no aparelho ortodôntico, isso perdurando por anos a fio.

Tanto é verdade que a cada dia se multiplicam mais e mais esses clinicas especializadas na colocação desses aparelhos.

Perdoem-me a sinceridade, mas essa multiplicação de empresas nesse seguimento acontece muito mais em razão da certeza de bons lucros do que em ser útil para a sociedade.

O mundo a cada dia se torna mais mercenário, e mesmo com um governo popular não há sequer um sinal de mudança, o SUS continua o mesmo caos, ao passo que Hospitais como Einstein atende, com dinheiro público, os políticos que legislam para nós, o povo.

Olhemos as bocas do Lula, da PresidentA Dilma, dos vereadores, deputados estaduais e federais, dos senadores, será que esses têm problemas com tratamentos dentários, será que algum deles se preocupa com a boca dos seus eleitores.

Essa é a minha opinião.
Claudio Cortez Francisco
Enviado por Claudio Cortez Francisco em 27/02/2011
Reeditado em 27/02/2011
Código do texto: T2817544
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.