A água, segundo a maioria das correntes herméticas, está relacionada ao Plano Emocional, às emoções do inconsciente, ou seja, as emoções que nutrem os nossos sonhos e ideais na vida, assim como a água é fluida, constantemente mudando, fluindo, de um nível a outro, também são assim nossas emoções, constantemente se movimentando. A água pode muito bem representar, no processo espiritual construtivo, a energia da esperança que alimenta e mantém ativa a fé ou a crença do indivíduo.
O comportamento humano é baseado em cinco emoções básicas, são reações, intensas e breves, do nosso organismo a um fato inesperado e se fazem acompanhar de um estado afetivo que poderá ser penoso ou agradável. Podem ser expressas pelo sentir que, muitas vezes, pode ser disfarçado pelo contexto do ambiente, de forma verbal onde o indivíduo traduz o que pensa e sente e através da  expressão corporal, onde o indivíduo mesmo sem falar, expressa através do corpo suas sensações, através da linguagem corporal.
No decorrer deste ano os Artigos aqui postados estarão direcionados ao conhecimento das sensações mais conhecidas vivenciadas pelo indivíduo, divididas em cinco Capítulos.


I Capítulo – Emoção da Raiva e suas facetas

Raiva – tem como estímulo o “Obstáculo”, gerando um comportamento de agressão, superação e defesa. Induz movimentos violentos de ataque ou de defesa, aumentando a força corporal, gera força e energia para superar obstáculos, todas as vezes que houver ameaça á sua vida, ou condição de vida a raiva se apresenta como defesa natural, uma espécie de força vital. Suas facetas são: Agressivo, Crítico, Irado, Histérico, Invejoso, Rabugento, Decepcionado, Chocado, Exasperado, Frustrado, Arrogante, Ciumento, Agoniado, Hostil, Vingativo, Colérico, Sentido, Indignado, Chateado, Revoltado.

II Capítulo – Emoção do Medo e suas facetas

Medo - tem como estímulo o “Perigo”, gerando a fuga ou luta. O medo é um impulso, geralmente desqualificado pelos seres humanos. É muito comum nos referirmos ao medo como um impulso negativo, ou até mesmo como uma falha grave ou defeito nas pessoas. O medo nos ensina o respeito ao limite, precisa ser eliminado ou superado, quando ele é ou se torna patológico. Suas facetas são: Tímido, Apavorado, Medroso, Horrorizado, Desconfiado, Incrédulo, Envergonhado, Embaraçado, Afeito, Surpreso, Culpado, Ansioso, Prudente, Indeciso, Constrangido, Modesto.

III Capítulo – Emoção da Tristeza e suas facetas

Tristeza – tem como estímulo a “Perda”, gerando a paralização ou recuperação.  Leva a cessão dos movimentos. O medo e a tristeza levam a baixa estima, a tristeza é a negação da alegria. A alegria foi frustrada aparece uma raiva impotente e logo dará lugar a uma tristeza: tristeza por perda real ou condição de vida. O positivo é expressar a tristeza por palavras e gestos, entre em contato com o sentimento e permita-se chorar e ou recolher-se. Você precisa de um tempo para recuperar a energia e avaliar a extensão da perda e se redirecionar para outras emoções: passar a contatar como uma emoção autêntica subjacente e ir fundo nela. Longo período de tristeza leva a depressão, baixa-estima, baixa nos níveis de anticorpos, predispondo a infecção com maior facilidade, é uma das mais perigosas a saúde quando muito prolongada. As modificações corporais provocadas pela tristeza são menos evidentes do que as das demais emoções. Suas facetas são: Triste, Desesperado, Desgostoso, Depressivo, Entediado, Solitário, Ferido, Desolado, Meditativo, Estafado, Retraído, Apiedado, Concentrado, Deprimido, Melancólico, Nostálgico.

IV Capítulo – Emoções da Alegria e suas facetas

Alegria – tem como estímulo a “Conquista”, gerando a aproximação.  É a emoção mais boicotada, a alegria expande o ego e contagia. A alegria é salutar, é desfrutar a vida com prazer e compartilhar com os amigos, parentes, entes queridos. Ter alegrias por suas vitórias, seus feitos e suas realizações é auto-estima. Os efeitos da alegria são impulsos fortalecedores da energia geral. Sendo a alegria uma emoção contagiante há tendência a aproximação física, toques, abraços afagos. Suas facetas são: Alegre, Contente, Confiante, Feliz, Satisfeito, Animado, Interessado, Deslumbrado, Otimista, Aliviado, Eufórico, Embriagado, Espirituoso.

V – Capítulo – Emoção do Afeto e suas facetas

Afeto – Tem como estímulo o Contato, gerando a conjugação. Emoção presente nos estados de amor, em seus diversos rótulos, amor maternal, paternal, filial, fraternal e romântico. O afeto expande a alma engrandecendo-a, correlaciona-se ao prazer, sexo e ao amor, induzindo-nos a uma aproximação física tão grande que permite ou traz proteção e reprodução. Suas facetas são:
Amoroso, Apaixonado, Solidário, Malicioso, Deslumbrado, Vidrado, Saudoso, Encabulado, Indiferente, Curioso, Enternecido, Comovido, Esperançoso.

verita
Enviado por verita em 09/09/2011
Código do texto: T3209710
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.