Muladhara (Mula-Raiz) possui outros nomes como: Chacra Base, Raiz, Coccígeo, Suporte. Localiza-se em cima da base da coluna ou cóccix.  A cor associada a este Chakra é a vermelha (cor secundária, preto). O elemento a ele associado é a terra. Rege o sistema locomotor, as glândulas endócrinas, rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos. Está associado à terra e a matéria, a vitalidade, a saciedade dos desejos, dar fundamento (bases), coordenação física e sobrevivência. Dá vitalidade ao corpo físico. Simboliza a força da vida, da sobrevivência, autopreservação e instintos. As gemas e minerais a ele associados são o rubi, a granada, a hematita, o jaspe sanguíneo, a turmalina preta, a obsidiana, o quartzo fumado. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: as proteínas (carne e produtos lácteos não são recomendados), frutos vermelhos e vegetais.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: assuntos relacionados ao mundo material, sucesso. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem, paciência.
Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.

Kundalini

A energia vital básica reside no centro fundamental (muladhara). Os hindus a chamam de Kundalini – o fogo serpentino. Lá está a concentração energética que supre o corpo humano através dos nádis – Ida e Pingala. É unicamente graças a esta energia que o mundo pode existir, e, em último lugar, é ela a força primitiva que está subjacente a toda a matéria orgânica e inorgânica.

A Coluna Vertebral, Kundalini.

No interior da coluna vertebral reside um cordão composto por três fios de energia, relacionados com o fogo por fricção, fogo solar e fogo elétrico, e pelos três caminhos – o caminho de evolução, que corresponde às primeiras etapas da vida material, o caminho de provação, que corresponde às primeiras etapas da senda do Discipulado e o Caminho da Iniciação.
A coluna vertebral constitui a exteriorização do antakarana, composto este por três fios de energia, ou seja, o antahkarana, o sutratma (fio da vida ou cordão prateado) e o cordão criador. Este cordão triplo, em terminologia hindu constitui as sendas: Ida, Pingala e Sushumna, e juntos constituem a senda de vida para o homem, entrando em atividade de modo seqüencial, de acordo com o tipo de raio e etapa evolutiva. A senda Sushumna só pode ser percorrida da forma correta e sem perigo quando o antahkarana foi construído e a Mônada e a personalidade se relacionam ainda que tênue. Portanto, a Mônada (o Pai, o Aspecto Vontade) pode chegar à personalidade em forma direta e despertar o Centro Básico, e com isso fusionar, unificar e elevar os três fogos – fogo por fricção, fogo solar e fogo elétrico. É a isto que se chama de “despertar kundalini”.
O fogo kundalini, na realidade é constituído pela união dos três fogos – fogo por fricção, fogo solar e fogo elétrico – enfocados no Centro Básico, por um ato de vontade iluminada, impulsionada pelo AMOR. A interpretação comum dos Esotéricos ignorantes é que este fogo deve ser “elevado” e que, quando isto é logrado, todos os centros entram em atividade e os canais ao longo da coluna vertebral ficam livres de toda obstrução. Esta é uma perigosa generalização, que contradiz a realidade. Pelo contrário, o fogo kundalínico poderá elevar-se até o céu, quando todos os centros já estejam despertos e os canais da coluna vertebral não estejam obstruídos.

verita
Enviado por verita em 13/09/2011
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