Cromoterapia – as cores auxiliando a cura!

Nos estudos que faço na área de formação de terapia holistica, como cromoterapeuta, tenho cada vez mais observado a importância e a delicadeza desta abordagem. Vivemos em um mundo repleto de vibrações coloridas, e estamos interagindo todo o tempo com elas. A cromoterapia é uma terapia alternativa,uma técnica que utiliza as cores para auxiliar na cura e reequilibrio do ser humano. Sabemos cientificamente que o corpo absorve os campos eletromagneticos da luz auxiliando o equilibrio energetico essencial para a saúde.A pessoa é trabalhada nesta técnica em todos os níveis numa percepção holistica do ser.

As cores influenciam nossas vidas, servem para expressar e comunicar sensações, uma cor suave nos deixa uma impressão enquanto que uma cor mais forte e densa nos transmite imprensão diversa. Atualmente existe um cuidado todo especial na utilização das cores na decoração dos ambientes, em alguns hospitais já é utilizada a cor verde clara nos quartos, em função da sua atuação calmante e equilibrante e um auxiliar na aceleração da cicatrização dos tecidos. Tambem na alimentação, no uso das roupas, nos ambientes profissionais a cromoterapia é utilizada para atingir os efeitos atribuidos a sua aplicação.

Já se fazia a utilização das cores para o reequilibrio e saúde no antigo Egito, em 3000 AC, através das pedras preciosas, cristais, doação de energias pelas mãos e água solarizada. Também na India nesta mesma época 3000 AC a cromoterapia passou a fazer parte da medicina Ayurvédica, na Grécia em 500 AC através da Helioterapia a terapia dos raios solares, muito utilizada por Hipócrates o pai da medicina.

“A cromoterapia parte do princípio de que a cor tem o poder não somente de influenciar a psique humana, como também o de provocar efeitos terapêuticos tópicos. Muitas são as suas utilizações, como nos casos de dor, ferimento ou patologia localizada.”

O Tratamento pela Cromoterapia

A terapia pelas cores, atua nos processos de ativação de células doentes, recuperando-as. Cientificamente está comprovado que nosso corpo é composto de particulas de energia. Se os átomos forem energizados pelo calor/ luz os elétrons absorvem esta energia. Como matéria é energia condensada, e segundo Albert Einstein e energia é materia em estado luminoso, as celulas que são compostas de átomos que são materia/energia reagem á aplicação das cores através da luz.

No século XX, os Estados Unidos dedicaram-se as pesquisas sobre os efeitos das cores, e temos como um dos resultados a utilização do raio laser, pura luz, aplicado na medicina com grande sucesso nas cirurgias. Os raios de infravermelho, ultravioleta são outros exemplos cientificos da aplicação e utilidade das cores.

No atendimento, o cromoterapeuta deverá traçar o perfil do cliente através da anaminese numa abordagem terapeutica holistica, utilizando também o pêndulo (se for o caso) como suporte para estabelecer o padrão do campo energetico dos chakras. Faz-se necessário conhecer o estilo de vida, a historia clinica da pessoa, o tratamento consistirá em aplicações diretas de foco de luz colorida nos pontos determinantes do corpo.É importante que exista um padrão de conexão mental e intencional para o restabelecimento energético da aura e o retorno do equilibrio fisico, mental e espiritual.

As cores usadas na cromoterapia são as do espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, indigo e violeta.As cores são classificadas como quentes pela vibração mais lenta e amplitude da onda eletromagnética: vermelho, laranja e amarelo. As de vibração mais rápidas também em relação a onda eletromagnetica, são denominadas cores frias: Azul, indigo e lilas, o verde é o equilibrador.

A dinâmica da cura pelas cores, cromoterapia, é reconhecida como uma das principais terapias alternativas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos primários em Saúde em Alma Ata no Cazaquistão. Esta técnica vem ganhando cada vez mais adeptos em busca da harmonia e equilibrio do corpo, mente por meio das cores.

Mariangela Barreto
Enviado por Mariangela Barreto em 18/10/2011
Reeditado em 14/09/2012
Código do texto: T3283187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.