ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
“BEM ESTAR: DICAS PARA MANTER A SAÚDE, DRIBLAR O ESTRESSE E GARANTIR A BELEZA”.
 
                Você já parou para pensar um pouco no seu maior patrimônio? Estamos falando de sua saúde! Este bem que nem sempre é valorizado nem é dada a sua devida atenção, até que uma ameaça qualquer nos faz balançar e nos obriga a abrirmos os olhos, como por exemplo, uma doença inesperada. Hoje a saúde está mais do que nunca atrelada a fatores como a qualidade de vida. E viver com qualidade não significa excessos e nem abundância, mas o respeito e dignidade pela vida que nos é ofertada. A concretização desta qualidade necessita de atitudes positivas e generosas para consigo e para com os outros, uma via de mão dupla.

               Assim, saúde pode ser vista como um continuun, representada por uma seta de duas pontas, onde em suas extremidades teríamos as doenças (morte) e na outra a própria saúde. Realizando as aproximações ou os afastamentos em direção a estes pólos, teríamos o que se pode chamar de estilo de vida, onde os comportamentos negativos (riscos) ou os comportamentos positivos seriam o fiel direcionado pelo próprio indivíduo, senhor de suas ações.
                          
                Muitas vezes não percebemos que certas atitudes realizadas por nós não só nos prejudica, mas desenvolve uma espécie de efeito cascata aonde uma série de relações que vão desde a deteriorização da própria saúde passando pelo abalo familiar a prejuízos no trabalho. Portanto, antes de nos embrenharmos em algumas empreitadas pessoais ou coletivas, devemos sempre consultar o nosso bom senso e pesar o custo benefício das nossas atitudes frente à questão de nosso patrimônio maior, nossa saúde. Será que vale a pena?

                Pensando assim, daremos aqui algumas dicas para você decidir sobre o que melhor lhe convier, dentro de seu livre arbítrio. Primeiro de tudo, devemos lembrar que o estilo de vida ativo passou a ser considerado fundamental na promoção da saúde e redução da mortalidade por todas as causas.

                A correria do dia a dia, as cobranças, e a falta de tempo para um lazer adequado aliado a inatividade física e a alimentação inadequada, são fatores que certamente concorrerão para o surgimento do que hoje se chama de estresse. O estresse pode ser compreendido como sendo um conjunto de reações que o organismo produzirá frente às agressões físicas, emocionais, químicas de diversas origens, que perturbam o bom funcionamento do organismo.

               Uma coisa importante sobre o estresse é que ele pode ser considerado como sendo também uma tensão, e nesse sentido, a tensão é uma condição pessoal, podendo assim, significar inúmeras coisas para pessoas diferentes, assim como a forma de lidar com ela. Geralmente pode-se dizer que uma pessoa poderá sofrer de estresse, quando as pressões externas, por exemplo, de trabalho, família, preocupações financeiras e outras, fogem à sua capacidade de controlá-las ou suportá-las. Existe também a possibilidade de algumas pessoas serem mais inclinadas por sua personalidade, a estarem mais vulneráveis as pressões.

                Agora podemos perceber e compreender melhor, porque pessoas estressadas ficam mais expostas à impaciência, irritabilidade, depressão, perda da capacidade de concentração e insônia. Portanto, o estresse não é um fator de risco isolado ou independente para o surgimento de doenças, e entre estas, as coronarianas agudas, causadas pela hipertensão (pressão alta), altos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue (hiperlipidemia), associando-se também a fatores de riscos como o fumo, a obesidade, sedentarismo e a ingestão abusiva de álcool. Tudo isto são fatores que podem acelerar intensamente ao surgimento de um ataque cardíaco ou a morte prematura.

                Como dicas para detectar os sintomas do estresse podem citar os seguintes sinais: fumar e beber mais que o habitual; insônia; pavio curto; mudanças bruscas no humor; passar a comer demais ou súbita perda de apetite; dificuldade de concentração; apatia ou desinteresse anormal e dificuldade de tomar decisões que antes eram fáceis.

                A boa notícia sobre o estresse é que você pode ter o controle sobre ele, total ou parcial, tudo é uma questão de gerenciamento pessoal. Agora vamos às dicas para combater ou evitar este que já se chama o mal do século. Ao menor sinal de aparecimento do estresse, evite permanecer em ambientes barulhentos e tumultuados; evite alimentar-se demasiadamente; prefira filmes divertidos e leves; ouça música calma e instrumental; evite discutir assuntos polêmicos antes de dormir; seja uma pessoa alegre, positiva. Um lembrete importante: fumar e beber apenas alivia momentaneamente a sua tensão, mas não resolve o seu problema, aliás, acrescentarão mais risco à sua saúde, além de ser um comportamento negativo.

                Algumas dicas de atividades para seu relaxamento: pratique esportes; dance, vá ao teatro, cinema, shows musicais, leia um bom livro, assista televisão, faça caminhadas ou trilhas,  tire férias regularmente, viaje, faça compras, vá pescar, namore, vá bater um papo com os amigos, tome massagem corporal e atente para os cuidados estéticos.

               Portanto, expulse o estresse, você possui capacidade para superá-lo, viva a vida com alegria, divirta-se, respeite o seu semelhante, seja dinâmico, positivo e gentil. Ame-se acima de tudo, você merece a vida que lhe foi ofertada, então faça por merecê-la, você será sempre capaz de engrandecê-la e enchê-la com sua beleza exuberante que existe dentro de você.
 
                                               Prof. Ricardo Lima dos Santos, MS.
                                                            (Ricardo Mascarenhas)

 
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 15/01/2012
Código do texto: T3442948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.