BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA A SAÚDE
 
                                                   Prof.  MS. Ricardo Lima dos Santos
                                                                                        (Ricardo Mascarenhas)

                        Antes de se iniciarmos neste caminho, devemos passear pelo que se entende hoje por saúde. Atualmente os estudiosos trabalham com um conceito moderno que considera saúde como uma parte da vida diária, uma dimensão essencial da qualidade de nossas vidas. Neste contexto, a qualidade de vida supõe a oportunidade de eleger e obter satisfações pelo direito de viver.

                        Entre as diversas qualidades que possam ser importantes para você como, por exemplo, qualidade de vida no trabalho, qualidade em serviços de saúde, produtos de qualidade, qualidade total, serviços de qualidade, está o que chamamos de QUALIDADE DE VIDA. Diversos fatores estão associados a esta qualidade como: a longevidade, salário, lazer, disposição, satisfação no trabalho entre muitos outros.

                        O Estilo de Vida adotado por uma pessoa é uma escolha pessoal que pode ter repercussões e ou influenciar diretamente a vida de outras pessoas, como é o caso do uso das drogas. Sem nenhuma dúvida, o estilo de vida positivo e ativo com relação à prática de atividades físicas parece ser a grande redescoberta da medicina preventiva. Entretanto isto pressupõe uma necessidade muito importante: o planejamento. Iniciar-se numa atividade física requer vontade e disciplina. Escolha uma que mais lhe agradar e procure um Profissional de Educação Física, ele o orientará de forma correta.

                        Entretanto, vamos dá uma dica de uma atividade simples, mas não mais importante para quem deseje começar a fazer exercícios físicos, por decisão própria ou recomendação médica. A caminhada. Ela é ideal para pessoas sedentárias (que não se exercitam) e precisam reduzir a gordura corporal. Além disso, alguns benefícios outros são: melhora a circulação sanguínea; diminui os riscos de problemas cardíacos; diminui a ansiedade e o estresse; combate o diabetes; ajuda a tonificar os músculos; melhora o nível de condicionamento físico, aumenta a imunidade do organismo, reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.
                        Para a saúde, é melhor caminhar pouco do que não caminhar nunca. Porém, não podemos simplesmente ao amanhecer ou anoitecer do dia, sair por aí caminhando. Antes de iniciar seu programa, algumas recomendações são importantes: Sobre a vestimenta, as roupas devem ser confortáveis, que permitam uma boa ventilação e transpiração; Escolha um tênis adequado para caminhadas, com solado flexível e sistema de amortecimento em toda sola; Use meias para evitar bolhas; Fuja dos horários de sol intenso, mesmo assim durante o dia, use filtro solar. Se preferir, você pode realizar alguns exercícios de alongamentos, mas se não desejar realizá-los, isso não impedirá o aparecimento dos benefícios da caminhada.

                        Outras informações igualmente importantes: inicie a passada com o calcanhar, depois apóie a planta do pé (solado) e por último os dedos. Não dê passadas muito largas, mas imprima um ritmo acima do que você caminha normalmente. Entretanto, RESPEITE SEUS LIMITES. Uma freqüência de 3 a 5 vezes por semana, com um tempo inicial de 10’ (minutos) e indo até 60’(minutos) seria o ideal. Você poderá aumentar gradativamente o tempo inicial. Mas lembre-se: o ritmo e a intensidade da caminhada determinam os benefícios que serão obtidos.

                        Após estas considerações e informações sobre esta atividade que vem conquistando milhões de adeptos no mundo todo, desejamos a você uma vida longa, com mais qualidade, mais alegria e muito mais feliz. Caminhada, uma direção para a saúde e bem estar comprovadamente por quem a pratica.
           
 
 

 
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 16/01/2012
Reeditado em 16/01/2012
Código do texto: T3443009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.