MUSCULAÇÃO: ALGUNS ESCLARECIMENTOS

 
                As férias aproximam-se, e as praias, shoppings, barzinhos e outros points estarão fervilhando de pessoas bonitas e de todas as idades. Os mais jovens estarão exibindo corpos malhados e delineados, enquanto outros demonstrarão saúde.  Muitos destes indivíduos estiveram ou estão envolvidos em programas de ginásticas em academias ou por conta própria. Entre estes programas estão à prática de exercícios contra resistência, mais conhecidos popularmente como musculação. Esta atividade já era praticada desde o século XIX de forma sistemática por homens, e se chamava halterofilismo.

            Com o passar dos anos foi se aperfeiçoando e novos estudos e pesquisas na área da fisiologia, biomecânica e cinesiologia, impulsionaram-lhe a sua popularidade, agora entre homens e mulheres. Novos equipamentos foram criados para atender as necessidades dos praticantes, enquanto novos métodos de treinamentos surgiam paralelamente. Hoje a musculação está dominando o mercado de academias, ao mesmo tempo em que aquece um novo nicho, o das academias montadas na própria casa ou em condomínios. A mídia propaga diuturnamente a musculação ou seus efeitos, retratados nos corpos de artistas, principalmente aqueles que necessitam da estética e boa aparência corporal em seus trabalhos.

            No meio esportivo o emprego da musculação já é uma necessidade sentida como ferramenta de auxílio e apoio na preparação física de atletas de todos os níveis. Seu emprego nesse campo se volta basicamente para a Resistência Muscular Localizada (RML), da força explosiva e dinâmica assim como da hipertrofia. A musculação ajuda a manter um corpo sempre ativo e disposto para enfrentar as rotinas de forma mais equilibrada.

            A musculação também ajuda na recuperação e prevenção de muitas doenças. Cirurgias de traumas em membros podem resultar em longos períodos de imobilização, causando atrofias e ou dismorfias na musculatura. A musculação é recomendada sempre levando em conta cada situação em que será empregada. Doenças que acometem ou debilitam os ossos dos gerontes (idosos) como a osteoporose, podem ser desaceleradas ou combatidas com a prática da musculação de forma positiva.

            Entretanto, tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens, esse é o preço a ser pago por todos. Se tratando da musculação não é diferente, senão vejamos. A principal limitação da musculação reside no pequeno componente cardiopulmonar, tornando-se imprescindível sua complementação com atividades de cunho aeróbio (caminhada, jogging (corrida), bicicleta, esteira, natação, etc.). Como na musculação trabalha-se com cargas adicionais (pesos), poderá provocar lesões nos ossos desmineralizados pela osteoporose. Outra informação importante se diz respeito à placa epifisária (responsável pelo crescimento) cartilaginosa das crianças durante a fase de crescimento, o que cria exigência de cuidados adicionais para estes grupos de indivíduos. Além de tudo que já colocamos aqui, deve-se ter em mente de que a hipertonicidade que é resultante do trabalho intenso de musculação, poderá provocar a diminuição de o arco articular de alguns movimentos. Para evitar-se isto, atividades complementares de alongamento e flexionamento deverão ser feitas.

            Por outro lado, as vantagens da musculação são muitas, e vão desde a capacidade de produzir resultados em pouquíssimo tempo de treinamento até o controle e a aplicação da sobrecarga ser muito facilitado. Outra coisa é a possibilidade da realização de exercícios mais localizados e também mais gerais, envolvendo grandes grupos musculares.

            Então, se você está engajado num programa de musculação ou pretende iniciar um, saiba que você estará dando um grande passo para a melhora da sua saúde e qualidade de vida, entretanto, procure sempre um estabelecimento registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física) e certifique-se também que seu instrutor seja um profissional com registro e especializado nesta área, afinal de contas você está cuidando do seu maior patrimônio, que é sua saúde. NUNCA aceite substâncias de ninguém, principalmente as que prometam resultados MIRACULOSOS. Sua vida vale mais para você com saúde plena e para aqueles que também te amam, do que para alguns oportunistas que querem tirar proveito financeiro sem se importar com as conseqüências nefastas que podem ocorrer.
 
 
                                                  Ricardo Lima dos Santos, MS.
                                                          (Ricardo Mascarenhas)

 
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 16/01/2012
Reeditado em 16/01/2012
Código do texto: T3443687
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.