"COLUNA OPINIÃO FALA DA QUALIDADE DO SUS NO ESTADO DE SANTA CATARINA".
ARMANDO LEMES.


Esta semana abro um parêntese na política, para voltar a falar de saúde. Estou há três semanas em Florianópolis, acompanhando o restabelecimento de minha mulher, que foi operada no dia 13 deste mês. Por algumas vezes tive oportunidade de estar em contato com o pessoal que cuida da saúde no estado. Você pode não acreditar, mas aqui o SUS é referência em atendimento médico.
A medicina familiar mantida pela Prefeitura de Florianópolis não é diferente da medicina familiar de nossa cidade. Os princípios do atendimento e acompanhamento são praticamente os mesmos. Os Agentes de Saúde visitam as pessoas em suas casas com o intuito de ajudar a população a resolver seus problemas de saúde. Há um diferencial que achei formidável. Detectado um problema de saúde, o agente instrui como resolvê-lo e acompanha a solução do problema encaminhando o paciente à unidade médica do SUS mais perto de sua casa. Os profissionais da saúde do estado possuem recursos para exercerem suas funções. O Estado parece estar organizado para atender a sua população. Se você procura um serviço médico é atendido da melhor maneira possível. Vários hospitais de alto padrão atendem pelo SUS. O Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis, onde foi realizada a cirurgia para colocação de prótese de quadril de minha mulher é um Hospital bicentenário, fundado em 1º de janeiro de 1789. É uma Associação sem fins lucrativos, mantida pelos membros da Irmandade Senhor Jesus dos Passos. A Entidade segue os preceitos da Religião Católica Apostólica Romana. Além de convênios particulares com várias operadoras de planos de saúde, também mantém convênio com o SUS que, como em todos os Hospitais Conveniados, é o grande provedor da Organização de Saúde. Uma equipe de especialistas médicos nas mais variadas modalidades presta atendimento no Hospital. Não há nenhum diferencial de atendimento entre os pacientes internados pelo SUS dos pacientes com Planos Médicos. Qualquer tipo de exame pode ser feito no próprio Hospital, que é equipado com moderníssimo laboratório, nas suas próprias dependências. Qualquer tipo de enfermidade pode ser tratado no Imperial Hospital de Caridade, inclusive um setor de oncologia para tratamento de pacientes portadores de câncer.
“A missão do Imperial Hospital de Caridade está em prestar Serviços de Saúde de Qualidade, com profissionais qualificados e éticos, através da busca de novas tecnologias valorizando o cliente e respeitando o meio ambiente”.
Se você precisa do SUS em qualquer localidade do estado, é só procurar os locais de atendimento, que será atendido. O sistema funciona com alto padrão de qualidade. Em Florianópolis, o tempo de espera no SUS, segundo um funcionário graduado da Prefeitura, não pode ultrapassar uma hora, tempo considerado pequeno em relação ao atendimento nos outros estados. Todo o atendimento é agendado e cumprido rigorosamente o agendamento.
Programas de treinamento em saúde e esclarecimentos à população ajudam a melhorar cada vez mais a rede pública de saúde do estado. Esses programas de divulgação da saúde é uma constante prioritária do governo de Santa Catarina. Nota-se uma preocupação com a saúde pública. O estado cumprindo o seu dever de proporcionar a sua população a saúde de qualidade e de graça. Se você está procurando um atendimento de qualidade em saúde ou se quer se informar a respeito de alguma grave enfermidade, entre em contato com a Associação da Irmandade Senhor Jesus dos Passos de Florianópolis, que será atendido, pelo e-mail contato@hospitaldecaridade.com.br. Termino por aqui com muita saudade de meus leitores e amigos, mas na próxima semana estarei se Deus quiser novamente na minha querida Santa Rita.
Até a próxima semana se Deus quiser e Ele há de querer porque aqui estarei falando sério em defesa da comunidade.

Autor-Armando Lemes-junho de 2012.