EXAME DE PRÓSTATA

"O que perdeu a riqueza, nada perdeu;

o que perdeu a saúde, perdeu algo;

o que perdeu a coragem, perdeu tudo".

(MAURIAC)

Fiz recentemente o exame clínico de próstata e exame de sangue (PSA), felizmente nada de grave foi constatado. Muito embora o exame seja constrangedor, vale a pena passar por esse desconforto, para evitar uma situação pior.

O câncer, muitas das vezes é uma doença silenciosa. Quando os sinais e sintomas passam a ser sentidos, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata – dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes. Já na fase avançada, os sintomas podem ser dor óssea, ardor urinário e até mesmo infecção generalizada ou insuficiência renal (Mariana Rocha- (redacao@eshoje.com.br)

Ao longo da vida, tive o dissabor de perder alguns amigos com essa doença. Talvez se tivessem feito os exames preventivos, possivelmente ainda estariam entre nós. O tratamento de câncer de próstata inclui remoção cirúrgica da glândula, deixando como seqüela incontinência urinária e impotência sexual.

Conforme o INCA não existe método eficaz de prevenção, muita gente, mesmo tomando os devidos cuidados, acaba morrendo em decorrência dessa terrível morbidade. Todavia, conforme o Newsletter ABC da Saúde, “uma dieta pobre em gordura, principalmente de origem animal, e rica em frutas, legumes e verduras parece estar associada a uma diminuição no risco para esse tipo de câncer”.

Os momentos que antecedem o diagnóstico médico são angustiantes. Um câncer não é uma possibilidade remota, principalmente para quem já passou dos 50 anos, como eu. No entanto, seria irresponsabilidade minha não fazer um exame tão importante para a saúde. Na realidade, o medo da doença maligna é mais forte do que a vergonha de submeter-se ao toque retal.

Infelizmente, a consulta realizada pelo SUS é difícil, sendo a fila de espera muito grande para essa especialidade. Nos dias atuais, uma pessoa de 50 anos encontra-se no auge de seu desenvolvimento tanto emocional, intelectual e profissional. Daí o cuidado com a saúde é fundamental, no sentido de preservar plenamente essa conquista que a maturidade concedeu-lhe. Portanto, o machismo e ignorância devem ser combatidos, para que se possa ter na medida do possível, uma vida mais longa e feliz!

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 29/09/2012
Reeditado em 01/10/2012
Código do texto: T3907670
Classificação de conteúdo: seguro