STRESS
nair lúcia de britto

Todo mundo acha que o stress é uma consequência do excesso de trabalho; mas existem outros motivos. 
Segundo pesquisa, rememorar acontecimentos ruins; como um assalto, por exemplo, cada vez que a pessoa relembrar esse fato desagradável essa lembrança provoca a mesma descarga de adrenalina que seu organismo liberou na hora do acontecimento. Essa substância chama-se cortezol (que vem de cortezona) e ela é extremamente nociva para o organismo.

Quando as lembranças desagradáveis ocorrem com uma certa constância significa que a descarga de adrenalina também é igualmente constante. Como consequência o excesso dessa descarga deteriora as funções normais do organismo, ocasionando o stress.
Isto quer dizer que se uma pessoa, ao em vez de procurar esquecer um acontecimento ruim, entrega-se totalmente aos sentimentos negativos proporcionados por esse mesmo acontecimento, tais como: raiva, mágoa, revolta ou desejo de vingança, o stress excessivo pode conduzir a pessoa à esquizofrenia, um quadro patológico da psiquiatria, que seria o stress nas suas últimas consequências.

COMO EVITAR O STRESS?
A melhor forma de evitar o stress é não ocupar a mente com lembranças de fatos desagradáveis do passado; ou preocupações exageradas com o que possa ocorrer no futuro. Ou seja, com algo que não aconteceu e talvez nem aconteça; causando, portanto, um sofrimento desnecessário. Sendo assim, não é o excesso de trabalho o único vilão a ser apontado para responsabilizar uma situação de stress.

Outra causa grave do stress é a depressão; o que prova que não é o trabalho a única razão para justificar o stress. Pois, nesse caso, pessoas sedentárias não teriam depressão. Muito pelo contrário. Dependendo de uma avaliação médica por um profissional especializado, o que se aconselha para quem está deprimido são os exercícios físicos desde longas caminhadas. A pintura, artezanato ou qualquer atividade artística que lhe agradável é outro antídoto para o stress.

Mas lembre-se: ao caminhar ou quando estiver envolvido num trabalho artístico, com a intenção de diminuir o stress e a depressão, é proibido pensar em qualquer tipo de problema. Não adianta nada caminhar pensando na conta que terá de pagar no dia seguinte. A pessoa deve se desligar completamente de todos os seus problemas e relaxar.

É importante lembrar também que se deve executar uma tarefa de cada vez. E não fazer uma coisa pensando na outra que precisa fazer no dia seguinte ou logo a seguir. É preciso vivenciar unicamente aquela atividade com a qual a pessoa está se ocupando naquele momento. Quando nos programamos adequadamente para realizar todas as tarefas que precisam ser feitas no dia-a-dia, em relação à vida profissional ou a outro trabalho prevenimos o stress. Além de um comportamento disciplinado quanto às próprias ocupações diárias, é preciso controlar as emoções e sentimentos; e manter uma alimentação saudável. Entre os vários prejuízos, o stress pode também causar artrose, dores reumáticas e outras moléstias afins.


Nota: O filme “Quem somos nós?” dá uma demonstração de como os sentimentos negativos prejudicam a saúde, pois tais sentimentos liberam uma substância agressiva no nosso organismo, danificando a saúde das células que existem em nosso corpo; sendo esta uma das causas do câncer. Todos nós passamos por situações difíceis e dolorosas em nossas vidas. Primeiro, precisamos refletir sobre as causas dessa dor, para evitá-las no futuro. Depois, buscar forças para superar essa dor e esquecê-la. Pois como dizia aquela personagem de O Vento Levou, Scarlett O' Hara, “Amanhã será outro dia.”
 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 23/02/2013
Código do texto: T4155797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.