Sobre a gordura trans venenosa

As gorduras trans, venenosas, constituem uma classe de gorduras não aproveitáveis pelo orgnismo humano. Assemelham-se a alimentos, embora sejam apenas venenos, semelhança, aliás, usual nos venenos danosos. Venenos para ratos, ou insetos, por exemplo, só têm efeito significativo quando confundidos com alimentos.

Alguns países já baniram o consumo desse veneno, proibindo a venda de produtos que incorporem gorduras trans venenosas, atitude simples e coerente; não sendo um alimento, mas um veneno, não poderia ser incorporada aos alimentos, sob a jutificativa de melhorar-lhe sabor e aparência, aumentando assim o lucro do fabricante em detrimento as saúde da população.

Produtores têm usado artifício insidioso para nos impingir gordura trans venenosas: apresentam resultados de análises de pequenas quantidades do alimento, digamos, 15 g, onde as gorduras trans venenosas não aparecem em quantidades significativas. Apareceriam se analisados 100 g do produto.

Proponho que as análises do produto apresentadas nos rótulos sejam padronizadas e efetuadas na quantidade de 100 g do produto, e que o rótulo contenha em letras garrafais o alerta: CONTÉM GORDURA TRANS VENENOSA, em todo produto que a contenha. Sugiro também que a expressão seja divulgada e que nos refiramos a esse veneno com esse nome: GORDURA TRANS VENENOSA.