Os avanços da farmacologia contra o câncer

IPC

Pesquisa sobre câncer nº 2- Fármacos

Aluno: Elton Queiroz de Mendonça

Professor: Fábio Cavalcanti

Turma: B3 - NOTURNO

PRÉ-TEXTUAL

Está pesquisa tem o objetivo de mostrar uma parte da realidade atual dos processos farmacológicos de combate ao câncer, seus processos e seus progressos no mundo inteiro. Ela é dedicada a todos os oncologistas e farmacêuticos que lutam pelo reestabelecimento da saúde dos pacientes com câncer, dentro de laboratórios e hospitais espalhados pelo mundo inteiro.

RESUMO

A pesquisa mostra como a farmacologia atual de combate ao câncer vem se desenvolvendo, tendo como fortes aliados as pesquisas laboratoriais baseadas em dados colhidos de vários pacientes pelo mundo inteiro (trata dos diversos tipos de câncer que se manifestam em tipos variados de pacientes), observações detalhadas das mais variadas reações, que podem ser muito positivas ou catastróficas(principalmente em casos que se tornam irreversíveis), casos em que há reversão e cura dos mais variados tumores e como a medicina de tratamento do câncer vai se expandindo e descobrindo soluções através de drogas elaboradas à partir de plantas, de células saudáveis ou da observação das cancerígenas, de investimentos em laboratórios especializados e a criação de substâncias capazes de reverter o processo de crescimento das células doentes e também de imitar substâncias de combate produzidas pelos nossos mecanismos de defesa. Observa-se também que no auxílio ao combate eficaz estão uma boa e adequada nutrição e que a fitoterapia e a homeopatia passam a ser fortes aliadas no tratamento eficaz (com reversão, contenção e cura do câncer). Procurei ser o mais abrangente possível como estudante de enfermagem em nível técnico.

Palavras-chaves: Câncer, tratamento, farmacologia, laboratório, pesquisa, reversão, contenção, cura, substâncias, medicamentos, enzimas, plantas, eficaz, estudos.

ABSTRACT

The research shows how the current pharmacology of fighting cancer has been developing, having as strong allies laboratory research based on data collected from several patients all over the world (it is of several types of cancer that manifest themselves in various types of patients), detailed observations of the most varied reactions, which can be very positive or catastrophic (especially in cases that become irreversible) , instances in which there is reversal and healing of various tumors and as medicine of cancer treatment will be expanding and finding solutions through drugs made from plants, healthy cells or observation of carcinogens, for investments in specialized labs and creating substances capable of reversing the process of growth of diseased cells and also to imitate fighting substances produced by our defense mechanisms. It is observed that in combat-effective aid are a good and proper nutrition and phytotherapy and homeopathy are strong allies in effective treatment (with reversal, containment and cure for cancer). I tried to be as comprehensive as possible as a nursing student at technical level.

Keywords: cancer, treatment, pharmacology, laboratory, research, reversal, containment, cure, substances, medicines, enzymes, plants, effective, studies.

Introdução

Esta pesquisa tem como objetivo informar sobre o combate farmacológico contra os diversos tipos de câncer que se manifestam em diferentes pacientes do mundo inteiro, no que diz respeito à eficácia de algumas drogas no tratamento e reversão de casos individuais. Passa por esta pesquisa um levantamento de fármacos atuais e também antigos que apresentam eficácia no controle, combate e cura de alguns tipos de câncer. O enfoque principal é sempre a reversão do quadro de agravo dos pacientes com a doença em fase inicial, em andamento (desenvolvimento) e também em estágio avançado. Têm-se observado consideráveis avanços no combate de células cancerígenas, no que diz respeito à isolamento, destruição e reversão das mesmas. Esses avanços muitas vezes acontecem por meio de um conjunto de estruturas corretas que se dão ora na profilaxia, ora na prevenção. Passa também a ser um elemento eficaz a nutrição adequada e processos de imunização eficientes por parte de equipes médicas especializadas no controle e erradicação da doença, auxiliadas por profissionais de saúde mental em alguns casos.

A pesquisa descreve todos os itens citados no parágrafo anterior como meios de combate ao câncer em vários tipos e estágios.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Colocar o leitor a par de alguns tipos de câncer e seu tratamen-

to orientados pela farmacologia atual.

Objetivo específico

Apresentar ao leitor diversos tipos de câncer e o modo como a farmacologia tem tratado cada caso isoladamente, levando em conta reações adversas dos pacientes e possibilidade de erradicação individual da doença, processos de reversão de quadros em evolução e conforto relativo para pacientes terminais ou em processo de metástase. Mostrar como o controle através do isolamento de alguns cânceres com medicação adequada e efetiva e como a fitoterapia e a homeopatia também passaram a ser grandes auxílios no tratamento e cura dessa doença.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Esta pesquisa está fundamentada em diversos estudos sobre cânceres e seus fármacos associados, que vêm sendo estudados detalhadamente em laboratórios através de profunda análise das suas manifestações nos mais variados tipos de pacientes e seus resultados posteriores ao período de tratamento. Foram observados os efeitos de diversas drogas específicas para cada caso particular e também substâncias de combate generalizado relacionadas com a eliminação de células cancerígenas em pontos diferentes da anatomia e da fisiologia do corpo humano. Foi observado significativo e importante avanço na farmacologia de tratamento de diferentes tipos de câncer,como o colorretal, o de ovário,carcinoma hepatocelular, colo do útero,próstata, melanoma, câncer de mama,entre outros.Substâncias como bevacizumabe, rituximabe, panitumumabe, oncogene K-Ras, fluorouracil, leucovorina, oxaliplatina, capecitabina, o irinotecano, os novos antibióticos aprovados pelo FDA extraídos de fontes naturais, derivadas de uma natural chumbo, ou sintetizado (ou semi sintetizado) com base em produto natural conhecido, paclitaxel, docetaxel, penicilina, entre tantos outros.O auxílio da fitoterapia e da homeopatia se faz presente e significativo, auxiliando nos tratamentos e cura da doença.

METODOLOGIA

Diante dos mais variados tipos de manifestação do câncer, foram aplicados em pacientes de diferentes etnias e locais do planeta substâncias de combate as células desde a sua fase inicial até o desenvolvimento, passando inclusive por casos de metástase(muitos irreversíveis). Caso como o do color-retal metástico, que adquiriu uma sobrevida de aproximadamente cinco anos graças a atuação de novos fármacos, principalmente a introdução de anticorpos monoclonais (mAbs, na sigla em inglês) ,produzidos por um único clone de um linfócito B parental, sendo, portanto, idênticos em relação às suas propriedades físico-químicas e biológicas. Esses mAbs podem ser gerados em laboratório para reconhecer e se ligar a qualquer antígeno de interesse. O câncer colorretal a quarta neoplasia com maior diminuição entre os homens e a terceira entre as mulheres, acometendo aproximadamente um milhão de pessoas por ano no planeta. Os monoclonais são capazes de inibir diferentes complexos de proliferação tumoral.

O oncogene K-Ras, não cromossomo 6, codifica uma proteína com importante papel fisiológico e patogênico contra câncer colorretal. Em domicílio pesquisadores, observaram que o gene K-Ras codifica uma proteína em seu estado denominado selvagem ou tipo, uma ligação de um fator de crescimento ao seu receptor de membrana (ex., o EGFR) ativa uma proteína Ras. Então desencadeia uma série de etapas enzimáticas que culminam na ativação de genes importantes na manutenção do fenótipo neoplásico. Na presença de determinadas mutações podem estar presentes em tumores, em especial nos códons 12 e 13 gene K-Ras, ocorre ativação da proteína independentemente da presença do fator de crescimento. Dessa forma, a presença dessas mutações passou a ser utilizada como biomarcador de resposta ao uso de anticorpos contra EGFR, visto o bloqueio receptor não ter efeito terapêutico, quando uma proliferação celular está continuamente estimulada, o líquido faz uma ativação constitutiva da via pela proteína Ras mutada.

Anticorpos monoclonais quiméricos são produzidos por engenharia genética e possuem uma região constante de um anticorpo IgG e uma região variável de um anticorpo murino. Uma grande vantagem dos anticorpos monoclonais quiméricos sobre os murinos é o aumentado mecanismo efetor do organismo por apresentar ligação aumentada das células efetoras humanas ao complemento. Rituximab mostrou resultados promissores com ação em diferentes subgrupos de linfomas de células B, especialmente em linfoma folicular em recidiva (Maloney 1997; McLaughlin 1998).

Diferentemente da quimioterapia regular, a imunoterapia é um tratamento altamente direcionado. Rituximab apresenta vários mecanismos de destruição de células tumorais.

Bevacizumab é um anticorpo monoclonal recombinante humanizado produzido por tecnologia de ADN em células de ovário de hamster chinês. Está indicado para tratamento de doentes adultos que tem carcinoma metastizado do cólon ou do reto, cancro de mama, cancro de pulmão, cancro de células renais, cancro epitelial de ovário, da trompa de Falópio ou cancro peritoneal primário.

Muitas infecções durante estados de câncer são consideradas uma das principais causas de morbidade humana e consequente mortalidade. A introdução de antibióticos tornou-se assim uma questão de saúde pública. A química combinatória tornou-se uma importante ferramenta na introdução de novos medicamentos no mercado, com alto potencial de eficiência. Compostos isolados de algumas plantas,especialmente de pequenas partículas(moléculas) produzem atividade biológica favorável, como inibição de alvos macromolécula-

res.

A otimização do uso de descoberta de drogas por triagem técnicas e análise de alto rendimento, bem como o avanço das técnicas envolvendo espectrometria, levou à identificação de dezenas de milhares de fuzileiros ativo e produtos naturais terrestres, alguns dos quais, incluindo Topotecano, irinotecano , camptothecin de fontes terrestres e insetos e dolastatin-10.

Analgesia e anestesia regional bloqueiam a nocividade e eliminam dor aguda no pós-operatório. Combinada com anestesia geral reduz o consumo de anestésicos voláteis. Essas ações preservam a imunidade devido a resposta

Inflamatória diminuida. Existem provas completas sobre correlação positiva entre analgesia peridural e diminuição do risco de recorrência do câncer. Aliás, o avanço na fabricação de anestésicos progrediu muito nos últimos vinte anos, trazendo conforto e reações favoráveis na recuperação de pacientes com câncer.

Também a eficiência dos procedimentos cirúrgicos torna-se cada vez mais evidente na erradicação de tumores localizados, trazendo ao paciente normalidade das funções diversas de seu corpo e reajustando sua anatomia. Sabe-se que em muitos casos de câncer seguidos de tumores e inflamações existe alteração da estrutura tecidual e muscular, que gera mal estar contínuo e dores muitas vezes insuportáveis em pontos localizados. O tratamento cirúrgico e capaz de remover completamente tumores primários. Critérios de qualidade de cirurgia radical do câncer baseiam-se a remoção completa do tumor, com margens livres, sem doença residual macroscópica (R = 0), linfadenectomia adequada e a manipulação mínima possível do tumor ("técnica convencional").

Deve-se estar atento ao período pós-operatório no que diz respeito a baixa imunidade temporária que pode abrager um período de 3 a 10 dias, que devem ser acompanhados detalhadamente.

A nutrição adequada para recuperação cirúrgica como auxílio das propriedades imunizatórias do próprio corpo, associada a eficiência dos fármacos adequados também se estabelece como fator importante na recuperação, devido a sua contribuição no processo de imunização do paciente e geração de novas células, juntamente com glódulos vermelhos, aumento das proteínas, ajuste do sistema digestório, renovação dos complexos vitamínicos e

reparação de tecidos e músculos enfraquecidos.

Avanços importantes ocorrem na indústria farmacêutica de combate ao câncer e é necessário que haja incentivo e proteção à pesquisa e a preservação de plantas, de onde se extrai grande parte dos compostos de combate à partir de suas microcélulas (isoladas ou não) e também de elementos minerais indispensáveis e definitivos na destruição das células tumorais.

Por último, há novidades no que diz respeito à nutrição esportiva como aliada de combate. Esses estudos são novos e ainda em fase de levantamento. Espera-se que esses estudos se ampliem a cheguemos a conclusões favoráveis. Eu, Elton, sou particularmente adepto da ideia de que que deve haver alguma relação entre várias compostos nutricionais esportivos e o processo de aumento da imunidade em pacientes com câncer. É positiva a reação da maioria dos pesquisadores farmacêuticos no que diz respeito ao futuro do combate das células cancerígenas.

CONCLUSÃO

A pesquisa procurou mostrar as formas de combate e os avanços da farmacologia em relação aos diversos tipos de câncer existentes e manifestados em pacientes do mundo inteiro. Mostra também que faz-se necessário um acompanhamento das equipes médicas no que diz respeito a análise e as prescrições acertadas por parte de oncologistas e seus auxiliares, como enfermeiros e técnicos. Fica claro e evidente que as pesquisas devem ser incentivadas nos laboratórios produtores de fármacos contra câncer e também o incentivo aos que estão se especializando nessa área, bem como profissionais que atuam auxiliando o médico principal. Laboratórios especializados tornam-se cada vez mais comuns e ajudam a definir os rumos no tratamento eficaz e no isolamento de cânceres localizados e sua proliferação, além de impedir processos de metástase.

elton poeta
Enviado por elton poeta em 27/05/2015
Reeditado em 04/06/2016
Código do texto: T5256438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.