ECOLOGIA

ECOLOGIA

A palavra Ecologia deriva de dois vocábulos gregos: oikos =casa e logos = estudo. Naturalmente casa, aqui exposta, tem que ser considerada em sentido amplo, de ambiente ou meio em que vivem os diversos organismos. Relações básicas entre os seres vivos e o ambiente. Dizem que a Ecologia não é palavra complicada, em grego representa o “estudo da casa”. Não só a nossa casa, onde residimos, mas a “casa de todos”, o mundo. No campo da Ecologia temos uma das maneiras mais efetivas de delimitar o campo da Ecologia e estabelecer os níveis de organização dos seres vivos. A Ecologia segue uma ordem natural. Protoplasma – célula – tecido - órgãos daí surgindo aparelhos e sistemas, logo após vem o organismo - população-comunidade – ecossistema – biosfera. Ressalte-se que, os seis primeiros níveis pertencem ao campo da Biologia Geral e os quatro últimos, à Ecologia.

Porque tudo o que fazemos ou aquilo com que mexemos tem de ser estudado, pesquisado, e por fim respeitado. Pesquisar ou estudar é a mesma coisa que investigar. Assim, o estudo do mundo compreende a investigação, ou seja, a verificação de como anda o mundo, como ele se formou e como está se comportando, nos dias atuais. É a nossa casa, a casa dos vizinhos, a casa de nossos parentes, perto ou distante. É também a casa de amigos, em outros países e continentes: Estados Unidos, Europa, África, Japão. O mundo conhecido por nós é o planeta Terra, onde vivem homens, mulheres e animais de todas as raças, além de insetos e demais espécies. Ecologia se preocupa com o mundo todo, não só com a nossa casa e a casa de nossos amigos e vizinhos.

Basicamente, partindo do protoplasma para a biosfera, um nível é conjunto do outro. Assim, a célula é formada por um conjunto de matéria viva, o protoplasma: o tecido é um conjunto de células semelhantes na forma e na função; o órgão é um conjunto de tecidos, e assim por diante. Porque todos nós vivemos dependendo uns dos outros. O patrão é importante, pois dá emprego aos operários, mas os operários são também muito importantes porque sem eles não há produção. O respeito e a maneira de viver, dentro da sociedade, são estudados pela Ecologia também. A Ecologia estuda, ainda, tudo que acontece com o clima dos países, produção, trabalho, moradia, qualidade de vida etc. Segundo os estudiosos ao considerarmos os níveis abrangidos pela ecologia, deveríamos levar em conta a interação deles com o meio ambiente.

Para tanto, imagine-se na beira de uma lagoa. Na superfície flutuam algumas salvínias (A Salvínia é uma planta muito interessante e versátil. Pode ser usada tanto em aquários quanto em pequenas fontes decorativas e tanques externos. Sua cor é muito viva e seu formato é único. Em tanques menores e fontes, exerce a função de filtragem e sombreamento que plantas grandes como aguapé e vitória-régia fazem em tanques grandes. E tem um visual muito legal quando vistas de cima. Utilizo em aquário, pois tem muitas virtudes. Por ser pequena, pode ser usada na maioria dos aquários. Por ser flutuante, está sempre próxima da luz, que precisa em abundância).

Também ajuda no consumo de nitratos, com sua raiz densa. Sendo pequena e flutuante, quase não aparece no layout do aquário. Aproveito também sua função de sombreamento, cultivando plantas que gostam de pouca luz debaixo delas. Com um pedaço de mangueira de ar, emendo as duas pontas formando uma retenção circular e flutuante, para segurar as salvínias onde desejo no aquário. Assim consigo ter plantas que exigem muita luz e plantas que preferem pouca luz na mesma montagem. São plantas fáceis de cultivar quando se tem luz suficiente. Com pouca luz, suas folhas amarelam e morrem rápido, sujando o aquário. Não são exigentes em termos de nutrientes e alguns agapés. Vez por outra, em voo rasante, cruzam a água algumas libélulas mais afoitas.

Na água mais rasa, nadam girinos. Na água mais profunda, lambaris e tilápias. Junto ao barranco, mas dentro da água, cresceram aningas (No litoral do Ceará, uma folhinha de palmeira vira um barquinho batizado de rabisca. Veja aqui. Na região amazônica, plantas chamadas aninga ou envira são esculpidas e servem como barquinhos que boiam nos rios. Conheça a brincadeira Folha de São Paulo, 08/02/2012) que se tornaram esconderijo habitual de garças medrosas. Porque Ecologia é uma ciência, ou seja, uma forma de investigar tudo. O papel da ciência é investigar, achar os erros e apontar o caminho para consertar tudo. Ecologia quer que o mundo seja consertado, para que não se derrubem as florestas, não se acabem os animais, os pássaros, as baleias... Para que não se estraguem os rios e os mares... Para que todos os seres, inclusive os homens, sejam respeitados, juntamente com a natureza.

O homem (todos nós), desde pequeno, seja menino ou menina, precisa aprender a respeitar a natureza e os seres que estão nela, mas precisa aprender também que outros homens e mulheres são nossos irmãos e não podem viver sem emprego, sem casa, sem educação, sem a possibilidade de chegar a um ponto de progresso. A terra não pode ser utilizada de qualquer maneira, mesmo que seja para plantar; é preciso, é necessário bastante estudo e pesquisa sobre o que fazer e como conservar a terra. Nós dependemos dela para viver! Isto quer dizer que podemos plantar tirar algumas árvores para essa prática, mas temos que ter muito cuidado com o que fazemos, pois se tirarmos muitas árvores dos campos vamos deixar a terra sem vida e sem proteção contra as pragas (bichinhos que atacam as plantações).

Não se devem tirar árvores das margens dos rios, pois isso é prejudicial aos próprios rios. Não se pode plantar de qualquer maneira, sem verificar o estado do terreno. Existe estudo para cuidar do solo (terreno), assim devemos tomar cuidado para não plantar algo que vá desnutrir a terra. Desnutrir é o mesmo que enfraquecer a terra, deixá-la fraca, sem vida. Isso exigiria, depois, a aplicação de adubo concentrado. O adubo concentrado devolve a nutrição a terra, mas pode também prejudicá-la, especialmente se for adubo químico. No caso da lagoa você encontra parte inerte e parte viva. Ressalte-se que a parte inerte é constituída pela água, pelo solo que ela recobre e pelo ar. A parte viva é formada pelas plantas e pelos animais.

O conjunto biocenose + espaço físico, denominado de biótopo, corresponde ao ecossistema. Toas às áreas naturais da Terra biologicamente habitadas, ou seja, os conjuntos de todos os ecossistemas constituem a biosfera. Caracteriza-se por apresentar grande quantidade de água no estado líquido, amplo suprimento de energia vinda do sol e do ar. O nicho ecológico serve para designar o papel da espécie no meio em que vive. Habitat seria o “endereço” e nicho ecológico a profissão do indivíduo. (Demétrio Gowdak). Todos os rios vão acabar nos oceanos e se esses rios estiverem poluídos vão, seguramente, sujar os mares. Nos mares é que existe uma plantinha que fabrica o oxigênio, que é o ar que respiramos.

Se os pássaros morrem, por causa dos inseticidas, quem cuidará de limpar “as lavouras”? Os pássaros são amigos dos homens. Eles comem os bichinhos que atacam as plantações, e ajudam, ainda, a plantar. Você sabia que a gralha azul planta os pinheiros? Ela transporta o pinhão no bico e o deixa em qualquer lugar, fazendo, assim, o plantio. As árvores ajudam a limpar o ar, tirando gases que estão circulando devido a veículos (automóveis, caminhões, tratores, aviões) e indústrias. Mas, as árvores também precisam de ar e se consomem gases, soltam oxigênio. Num determinado tempo elas fazem o contrário, de sorte que o trabalho delas fica balanceado. Existem plantas que consomem mais oxigênio do que fabricam, resultando em processo negativo para a gente. Todos os rios vão acabar nos oceanos e se esses rios estiverem poluídos vão, seguramente, sujar os mares.

Nos mares é que existe uma plantinha que fabrica o oxigênio, que é o ar que respiramos. As árvores ajudam a limpar o ar, tirando gases que estão circulando devido a veículos (automóveis, caminhões, tratores, aviões) e indústrias. Mas, as árvores também precisam de ar e se consomem gases, soltam oxigênio. Num determinado tempo elas fazem o contrário, de sorte que o trabalho delas fica balanceado. Existem plantas que consomem mais oxigênio do que fabricam, resultando em processo negativo para a gente. Não se deve desmatar, isto é, cortar árvores a torto e direito, pois isso implica em mexer no clima e no solo. As cidades com poucas árvores ficam muito quentes e as chuvas caem de forma desorganizada, causando inundações, que destroem casas e matam pessoas.

Árvores são muito importantes para os pássaros, que fazem nelas os seus ninhos. Além de melhorar o clima, as árvores ajudam a fixar a terra, dão sombra, enfeitam nossas ruas e suavizam a paisagem. São nossas amigas, portanto. Os animais vivem, geralmente, dentro da mata, onde se acham quantidades apreciáveis de árvores de todos os tipos, além de vegetação rasteira, flores, gramas, capins. Qualquer animal deve ser preservado, deve viver em seu próprio lar, que é a floresta. Na floresta, o animal sabe como comer, beber e como sobreviver. A “era industrial” transformou os costumes e fez com que as cidades crescessem demasiadamente. Começaram a aparecer máquinas, motores, veículos, telefone, eletricidade, aviões, computadores... (Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ecologia/ecologia.php/).

Todo esse avanço foi possível porque o homem fez surgir novas tecnologias, ou seja, inventos que serviram para aumentar a produção e também o consumo. Esse mesmo consumo ao qual nos obrigamos, diariamente, cada vez que colocamos combustível nos automóveis, ou trocamos o botijão de gás em nossos fogões. Esse avanço permitiu o aparecimento de grande número de aparelhos para utilização: rádio, geladeira, televisão, toca-discos, telefone, fax, brinquedos eletrônicos, computadores, filmadoras, máquinas fotográficas, fornos micro-ondas... Tudo isso é produto da tecnologia, sem o que nada seria possível apresentar. Enquanto se fabricam artigos para uso nas residências, que servem para minorar (facilitar) o trabalho caseiro como, por exemplo, as máquinas de lavar roupas, essa mesma tecnologia está operando máquinas e utilizando operários para fabricar revólveres, produtos químicos perigosos, canhões, tanques de guerra, latas para embalagem de alimentos e tantas e tantas coisas que cansaria repetir...

A geladeira também é um desses inventos atrapalhados, pois os gases utilizados em seu equipamento (clorofluorcarbono) é que estão destruindo a camada de ozônio do planeta... Muitas pessoas preferem viajar de trem, por se tratar de um meio de transporte mais econômico (mais barato) e menos barulhento que o avião. É outro processo tecnológico que exige leito para colocar os trilhos, estações, serviços em toda parte, combinando horários com outras linhas, ônibus... O trem serve também para transportar matérias primas, mercadorias e produtos de consumo, mas tem sido desprezado, em função de outro aperfeiçoamento, o caminhão, que apanha e entrega as mercadorias de porta em porta, embora cobre mais caro pelo transporte e exija estradas asfaltadas, manutenção, policiamento, gasto com combustível...

Entre as invenções mais discutidas está o automóvel de passageiros, encontrado, hoje, em todas as ruas, avenidas e estradas. O automóvel modificou completamente o hábito dos povos, encurtando distâncias e reduzindo o tempo. Em compensação, causa enorme poluição e morte, pois os desastres acontecem diariamente. Quando esses inventos aparecem, costuma-se dizer que isso é “progresso”, uma coisa que chegou para melhorar a vida de todo mundo, mas esse pensamento precisa ser esclarecido. Progresso é uma medida que dê vantagem (benefício) a muita gente, mas o que estamos assistindo, no momento, é um tipo de progresso que só dá vantagem para pouca gente, especialmente para quem vende e obtém lucros.

A maioria do povo vive enganada, pensando e sonhando com o tal “progresso”! O mesmo acontece com a palavra “desenvolvimento”, falada e comentada por todos, que se encantam com ela... Aprenda a reciclar o seu lixo, não o jogue nas ruas, pois ele voltará para vocês em formas de doenças. O acúmulo de lixo faz com que as cidades diante de um inverno pesado sofram com grandes inundações, pois todo escoamento de água estão entupidos de lixo. Mantenha sua casa limpa e asseada, evite a presença de animais e insetos indesejáveis. Não acumulem entulhos no seu quintal. Não deixe água parada, pois a dengue está aí aterrorizando muita gente. Não jogue dejetos nas ruas e se seu animal de estimação fizer as suas necessidades na rua, apanhe e coloque dentro de um saco plástico e recolha ao lixo e espere pela a coleta que irá recolher os lixos das ruas, avenidas e rampas. Seja limpo colabore com a Ecologia e com o Meio-Ambiente.

Todas as atividades vitais dependem de energia existente nos alimentos. Nos alimentos, a energia é potencial, ou seja, deles pode derivar alguma atividade. O alimento está para o animal como o álcool e a gasolina estão para o automóvel. Os animais alimentam-se de plantas ou de outros animais que comem plantas. As plantas e os animais que servem de alimento encerram energia química. Não consuma alimentos que não sejam de boa procedência, pois alguns alimentos podem conter excesso de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE-JORNALISTA

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/05/2015
Código do texto: T5260450
Classificação de conteúdo: seguro