A Gestão da Qualidade em hospitais (2)

Indiscutivelmente o paciente internado é o principal cliente de um hospital, o segundo cliente pode-se considerar o acompanhante e por sequencia os parentes e amigos do paciente internado que podem periodicamente fazer uma visita, usando e desfrutando dos espaços comuns, das áreas internas e externas, e das acomodações onde o paciente cliente está internado, acomodado, instalado, seja em um quarto individual ou em uma enfermaria, em um ambulatório ou em uma sala de exames, em um consultório ou em uma sala de procedimentos. As três classes de clientes, pacientes, acompanhantes e visitas, passam o tempo todo olhando, observando e analisando atentamente atos e fatos, as condições das instalações hospitalares e a qualidade no atendimento do paciente.

Condições de assepsia, higienização, asseio e urbanidade das equipes. Sem conhecer os procedimentos médicos e hospitalares os não portadores de conhecimento da medicina fazem suas análises intuitivas e empíricas de um conhecimento adquirido ao longo da vida e dentro da família. Na medida em que se prolonga a permanência do paciente no hospital, as rotinas vão sendo entendidas e compreendidas.

Novas teorias de administração consideram o funcionário (ou colaborador) como o principal cliente da empresa, já que a pessoa que trabalha na empresa e faz o primeiro contato com o cliente e/ou paciente, é a primeira imagem da empresa que se anuncia e se apresenta diante do cliente no conceito tradicional. O trabalhador ou colaborador portador de um crachá e/ou um uniforme com logotipo e logomarca da empresa é a representação institucional da empresa jurídica personalizada em pessoa física, dotada de sentimentos e pensamentos, diante dos clientes. O crachá ou identificação institucional constitui a representação legitima e autorizada da organização, o crachá identifica e personaliza o indivíduo, é o receptivo, o cartão de visitas da empresa, o primeiro olhar e o primeiro sorriso serão fundamentais para o bom prosseguimento da boa relação empresa/cliente.

Uma gestão de qualidade hospitalar pode proporcionar um ambiente menos estressante ao corpo funcional de um hospital, aos profissionais do corpo administrativo, e as equipes de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Bem como ao foco principal do atendimento hospitalar, o paciente, assessorado, visitado e assistido pela sua rede familiar e social. A implantação de um profissional de assistência social e psicologia é um primeiro passo, pois visa diminuir o stress hospitalar e antecipar a volta do paciente, a vida rotineira e normal como antes da sua internação.

GESTÃO DA QUALIDADE

ROBERTO CARDOSO Página 2

BLOg

Natal - Parnamirim/RN ─ 07/06/2013 Roberto Cardoso (Maracajá)

Cientista Social Jornalista Científico

Sócio Efetivo do IHGRN (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 12/11/2015
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