Construindo uma epidemia

Os meios de comunicação estão criando nova epidemia de gripe no Brasil. Espalharam boato de que a gripe H1N1 é letal. A H1N1 não é rara, é provavelmente a variedade de gripe mais comum hoje, mas é só uma gripe. Não é uma doença perigosa, não mais que outras gripes. Mas isso não é informado nas notícias alarmistas, sugere-se que a H1N1 é severa e rara, ameaçando se generalizar. Essa gripe está generalizada há anos, mas não é especialmente severa, é só gripe.

Tem crescido a agitação nos meios de comunicação alardeando o início de um surto letal de gripe. Existem dezenas de notícias recentes relatando suspeitas casos de mortes por gripe. Pode-se suspeitar de qualquer coisa, noticiar o fato merce explicação. NÃO EXISTE NENHUMA GRIPE PERIGOSA SE ESPALHANDO PELO BRASIL. Mas os alarmes são perigosos. Logo o sistema de saúde será pressionado a deslocar recursos de doenças sérias para o tratamento de gripe, um contrassenso.

Vários relatos internacionais sugerem que a vacina e o remédio antiviral contra a gripe são mais perigosos que ela própria.

Não existem motivos para alarme. A gripe suína, H1N1, é só uma gripe, doença banal como as outras, tão comum quanto elas. A maioria de nós já pegou essa gripe sem perceber que era ela. Gripe é gripe. Haverá um surto natural dessa doença no inverno, como em todos os anos. Será só mais uma gripe.