“Tudo que se repete na vida é uma lição que ainda não foi aprendida”

Por: Mario Souza Psicólogo

As pessoas repetem as atitudes em um círculo vicioso, queixa-se da sensação de não sair do lugar.

Um caso típico é da pessoa que se encontra desempregada, quando esta consegue uma colocação profissional se entusiasma, faz planos de estudar para conseguir ser promovido, faz horas extras, fala bem do emprego e do empregador.

Depois de um ano, ela se sente desapontada, desmotivada por que ninguém vê seu valor e por não ser reconhecida pelo esforço e dedicação, começa a confrontar o empregador, não se dedica com o mesmo ímpeto inicial e sem motivação acaba sendo dispensado.

Em pouco tempo, começa o calvário de conseguir outro emprego, faz as mesmas promessas, juras de dedicação e estudo, enfim.

Do mesmo modo, aquele(a) que encontra-se carente e solitário, quando encontra uma pessoa para compartilhar os momentos, se sente apaixonada, se dedica, faz promessas. Depois de um determinado tempo ela começa a projetar no outro suas decepções. Novamente começa a ter escaramuças até que acontece o rompimento. Inicia-se outra saga onde a culpa é sempre do outro, não enxergando a sua responsabilidade na relação.

A repetição de aspectos da vida diz muito sobre como a pessoa enxerga a vida. Milhares de pessoas estão dentro desse perfil, pois a necessidade é o fator motivador. Ao conseguir alcançar o que lhe faltava, passa a olhar de forma crítica e sem a mesma energia, se acomoda e terceiriza a sua felicidade, projetando no outro a sua própria sorte. O não se reconhecer tanto nos méritos quando na responsabilização lhe provoca uma vida de altos e baixos. O autoconhecimento poderá lhe fornecer conhecimento para assumir seus atos, criar autonomia sobre aquilo que lhe diz respeito e olhar para si mesmo de forma madura. A psicoterapia te auxilia a olhar para si e se reconhecer, aponta possibilidades que poderão virar caminhos necessários para o amadurecimento emocional, permitindo assim que a pessoa possa investir sua energia em coisas concretas que possam gerar frutos emocionais, sociais, psicológicos e econômicos.