É necessário sofrer para evoluir?

É necessário sofrer para evoluir?

Todos os seres vivos nascem, crescem, evoluem e morrem, basta observar. Conosco não é diferente. Nesta trajetória passamos inevitavelmente por diversas experiências e vivemos emoções, sentimentos, dor, prazer, alegria, tristeza etc.

Gosto da definição de sofrimento/doença como um estado de desarmonia do organismo com sua essência que é equilibrada e evolutiva. Conforme a ciência mais tradicional tal desarmonia geralmente é criada por fatores externos a nós mesmos (vírus e bactérias). Aos poucos uma nova forma de ver o ser humano tem mostrado que nem sempre isso verdade. Novos conhecimentos e resgate de antigas práticas tem provado que as causas emocionais tem extrema importância na gênese das doenças, em outras palavras pode-se dizer que emoções mal resolvidas e traumas ao longo da vida geram situações adversas ao organismo que busca readaptar-se através de sintomas e comportamentos.

Sob tal ótica o sofrimento pode ser visto como uma grande oportunidade de maior evolução, na natureza em condições adversas uma planta ou animal busca readaptar-se ao meio e aos recursos que tem, a fim de seguir sua programação natural de evolução. Os exemplos disso são inúmeros, basta observarmos a força que tem as plantas que nascem no meio do concreto contrariando a lógica ou a facilidade e vontade que tem as crianças de aprender novas coisas.

Portanto sugiro neste breve texto que é importante olhar com atenção para qualquer sintoma que se sente, um olhar sincero e abrangente, os sintomas são mensageiros que informam o que esta atrapalhando nossa programação natural de evolução. Quanto mais recorrente é o sintoma de igual forma é mais importante a mensagem que ele esta passando. Quando tratamos apenas de forma sintomática alguma desarmonia, de certa forma abafamos a mensagem e a causa seguirá guardada e não solucionada.

Em resumo o sofrimento é uma desarmonia e não há mal nenhum em tê-lo, pelo contrário é uma oportunidade de se conhecer melhor e evoluir, também é verdade que não é necessário sofrer para evoluir, se buscarmos conhecer melhor a nós mesmos e a partir daí tratarmos de gerar em nossa vida um solo fértil a nossa existência podemos evoluir com menor sofrimento.

Olhar com sinceridade para si mesmo nem sempre é tarefa fácil, mas essa sim é condição inevitável para evolução pessoal. Sugiro sempre a todos que pratiquem a auto-observação e busquem práticas que levem a isso. Por mais que pareça estranho proponho: Aceite e agradeça qualquer desarmonia ela é a possibilidade para no futuro próximo crescer e evoluir com mais tranquilidade e bem estar.

(Texto originalmente publicado no Bom Guia – Imbituba -SC)

Helton Bederode.