Um modo de transmitir segurança ao filho é estar presente na vida dele, você sabia?

Pais presentes é a base para a formação dos filhos e de uma família saudável. Não é à toa que toda e qualquer criança ou adolescente, reclama a ausência dos pais, pois sentem falta da segurança, amor e carinho que estes lhes transmitem, ou seja, uma adolescência resiliente e empática, depende de pais presentes. Para facilitar esse entrosamento, os pais devem se aproximar ao máximo dos filhos. Se estiverem conversando, fiquem perto, aproximem suas cadeiras, pois isso facilita um gesto de carinho ou mesmo de maior familiaridade durante a conversa.

O mundo atual exige a aproximação, a familiaridade, isto é, que os adolescentes e pais sejam amigos, próximos, pois há tanta dificuldade a ser vencida a cada dia, tantos problemas a serem solucionados. Esta solução fica mais fácil se formos pessoas que se conheçam, ou seja, pessoas amigas.

Ao conversar com a criança ou adolescente os pais devem ficar de frente aos mesmos. Não pensem que assim estarão dando margem para o filho “ditar as regras”, ao contrário, estarão dizendo a ele que estão dispostos a uma boa conversa, a ouvir e serem ouvidos.

Aqui faz-se necessário explicar melhor: a aproximação dita acima, é para haver uma conversa olho no olho, uma forma de melhor percepção das reações do adolescente, pois se os pais falam e não observam a reação do filho, muita informação pode ser perdida.

Mas quando ficam no mesmo plano, a conversa passa a ter um nível mais ameno, seguro, tranquilo e assim um melhor entrosamento de ambas as partes, mesmo porque uma grande fonte de informação, se não a maior, são os olhos!

Tudo porque os olhos são a maior fonte de comunicação. Muitas vezes nos abstraímos de outros traços fisionômicos (boca, nariz, cabelos), mas não dos olhos, pois são eles que nos atraem e dão vida e expressão ao rosto.

Tanto assim, que muitas vezes ouvimos alguém dizer ou já dissemos que gostaríamos de ter nossos olhos de determinada cor, justamente porque esta cor nos atrai, além de transmitir uma sensação de segurança e beleza. Outras vezes falamos que “fulano” não estava bem e que era possível ver isto "nos olhos dele" ou que "ele dizia isto com os olhos", ou seja, a comunicação ocorria via olhares.

Por isso, durante uma conversa os pais devem ficar na mesma altura do filho. Precisam estar no mesmo plano físico, ou seja, se a criança ou adolescente estiver assentado, é importante que os pais também fiquem assentados. Mas é importante observar que, se ele estiver de pé, os pais não poderão ficar nessa posição, pois poderão transmitir ao filho, a ideia de que possuem pressa em terminar a conversa. Assim, os pais devem assentar e dizer para o filho fazer o mesmo, o que transmitirá a importância e necessidade de conversarem e que estão ali especialmente para isto.

O fato de estarem assentados, facilita o contato físico, tão necessário nos relacionamentos. Há momentos nos quais as palavras, por melhores que sejam, não conseguem transmitir ao outro tudo que estamos vivendo. Principalmente nos momentos de grande tristeza, como no caso do cyberbullying. O fato de você tocar na vítima, transmite a ela uma mensagem de ajuda. É como se você dissesse: eu não pude evitar o que aconteceu, mas compreendo sua dor e estou a seu lado, por isso você pode contar comigo.

Estar ao lado e se fazer presente na vida do filho é, sem dúvida, uma forma de demonstrar carinho e segurança, tão necessários nesta fase da vida.

Sônia Araújo - Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 24/09/2018
Código do texto: T6458221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.