A Relação Família, Escola e a influência na aprendizagem

"Pessoas são pessoas através de outras pessoas"

Ditado Xhosa – língua materna de Nelson Mandela

Ao entrar na escola, a criança traz consigo experiências adquiridas no convívio de até então. Cada aluno/criança traz dentro de si sua própria dinâmica familiar, seus próprios valores (comportamentos, disciplinas, limites, autoridades, etc.). Cada um tem suas características psicológicas próprias que lhe permitirão formar uma determinada visão sobre si.

A convivência familiar serve de base para a formação de um sujeito social, sujeito que saiba no futuro posicionar-se frente aos conflitos e vivências na sociedade na qual está inserido. É na família que a criança tem a possibilidade de se espelhar, aprender a respeitar o outro, aprender a se perceber e descobrir qual o seu lugar no mundo. Então qual o papel da família nesse cenário do aprendizado infantil? A família é o complemento da sua formação na escola. É responsável pela socialização, sobrevivência, desenvolvimento social, cognitivo e afetivo

E a escola? O Ensino-aprendizagem. A família além de educar, proteger, ela tem a função de preparar a criança para viver fora

do ciclo familiar, educando para a vida. A formação da criança é um dever compartilhado pela família, escola e sociedade. A família

tem um papel central no desenvolvimento da criança. Não só porque garante sua sobrevivência física, mas também porque é dentro dela onde se realizam aprendizagens básicas que serão necessárias para o desenvolvimento autônomo dentro da sociedade. Valores, linguagem, segurança, auto estima ... Entretanto a família não tem um poder absoluto sobre a criança nesse processo. A partir do momento que a criança começa a frequentar outros grupos sociais encontra-se sobre a

influência de novos conhecimentos. A escola faz parte desse novo grupo, influenciando na socialização preparando a criança para um desempenho adequado do papel do adulto nas estruturas sociais. O envolvimento entre família e escola é fundamental para garantir o desenvolvimento pleno das crianças. A Escola passa a fazer parte do mundo da criança. Passa a fazer parte das descobertas da criança. Do seu despertar para o mundo. A educação em casa e na escola assumem papéis complementares e isso implica em compartilhar responsabilidades.

Quando essa relação acontece, facilitamos a aprendizagem e convivência com as crianças que também passam a valorizar mais a escola e seus aprendizados. Acompanhar a vida escolar dos filhos não significa necessariamente apenas cobrar. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria entre pais e filhos, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada. Quando os pais são presentes e acompanham o crescimento educacional dos filhos dia a dia, suas habilidades sociais aumentam e a chance de problemas comportamentais diminui. Quanto

maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade por exemplo de fazer amigos elas terão.

Uma relação de confiança entre família e escola contribui para que a criança tenha mais segurança ao explorar o mundo e descobrir sua própria identidade. Participar envolve conversar sobre a escola, visitar o local, se envolver com as lições e os trabalhos e incentivar o progresso educacional em casa. A aprendizagem é vista por especialistas como mudança no comportamento ou desempenho em resultado de experiência. Dessa forma, lares tolerantes e democráticos encorajam e

recompensam a curiosidade, a exploração e a experimentação, as tentativas para lidar com novos problemas e a expressão de ideias e sentimentos. Quando são aprendidas e aplicadas em família, essas atividades se estendem na escola e em seu convívio social. Assim, quando a educação familiar é feita com amor e paciência, é possível desenvolver nos filhos sentimentos como a autoconfiança e a espontaneidade, que favorecem a disposição para aprender. A ideia é que a família possa entender a importância de ter um tempo de qualidade e atenção direcionada para a criança. Apoiar as crianças, valorizar seu mundo e descobertas, dar atenção, mostrar interesse no que a criança faz contribui muito para o seu aprendizado.

Trícia Ataíde

Psicologa

CRP 05/55404

Tricia Ataíde
Enviado por Tricia Ataíde em 01/02/2019
Reeditado em 05/02/2019
Código do texto: T6564698
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