PARA DORMIR BEM

Prólogo

A falta de sono ou a dificuldade para dormir bem interferem diretamente na qualidade de vida da pessoa, isso porque noites maldormidas diminuem a capacidade de concentração durante o dia e também pode resultar em alterações no humor.

Quem dorme mal acorda irascível, zangado, lamuriento e entendendo que o mudo inteiro conspira contra sua paz, isto é, em seu desfavor. Felizmente estudos têm demonstrado que uma forma eficaz de dormir bem é atentar para o consumo de magnésio, mineral envolvido no funcionamento de mais de 300 reações enzimáticas no corpo.

Boas fontes de magnésio são abacate, banana, folha de beterraba, grão-de-bico, espinafre, couve, sementes de abóbora e de girassol, amêndoas, castanhas, nozes, camarão e ostra. Todavia, há outras dicas muito importantes para dormir bem, sem gastar o pouco que se tem.

PESSOAS SÃO DIFERENTES

Pessoas são diferentes! Ninguém é igual a ninguém. Este escrito se baseia em minha experiência. Durmo bem e acordo disposto, todos os dias, para fazer minha pequena caminhada (apenas 5 Km) na Avenida Juscelino Kubitschek, depois do frugal café da manhã.

Os estudiosos da ciência da biologia dizem que o cortisol ajuda no despertar das pessoas. Ah! Então é por isso que pela manhã, nosso corpo libera uma considerável quantidade de cortisol e com o passar das horas essa substância vai diminuindo até o anoitecer, expulso pela melatonina que é o hormônio da escuridão.

OS HÁBITOS QUE ATRAPALHAM

Claro que é muito importante uma alimentação leve, no mais tardar até às 19 horas, aproveitar o sol das manhãs e evitar a claridade à noite, que só atrapalha – como o uso exagerado de celular, computador e TV com suas programações de baixo nível.

Mas o corpo e a mente de cada pessoa reagem de uma forma diferente ao cansaço e preocupações do dia a dia. O meu dicotômico Zé Preto costuma dizer com sua voz calma e sibilante que:

“... para os incompetente no dormir ou durante a salutar prática sexual até os seios (mamas) ou o saco escrotal atrapalham”. – (SIC).

Brincadeiras à parte convém lembrar que as preocupações socioeconômicas, as bebidas alcoólicas e/ou o refrigerante; o chimarrão, o café e chocolate, pelo conteúdo de cafeína, mudam de ruim para péssima a qualidade do sono.

MAIS UMA DO ZÉ PRETO

O amicíssimo pragmático Zé Preto costuma ensinar dizendo que:

“para dormir bem é preciso, antes de tudo, estar feliz, além de estar mental e fisicamente saudável. E para alcançar o nirvana da felicidade plena é necessário não se afeiçoar à matéria, cultuar a tolerância, respeitar as limitações socioculturais alheias, não sentir ciúme, tampouco se apaixonar e jamais sentir saudade!” – (SIC).

Claro que isso pode ser apenas mais um devaneio do eclético velho amigo, mas quem sou eu para discordar de quem acredita ter vivido inúmeras vidas?

Atualmente estamos sofrendo um verdadeiro bombardeio de informações negativas pela mídia e pelos “blogs” na internet. Refiro-me à danosa pandemia provocada pelo Coronavírus.

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já tivemos problemas para dormir, às vezes, por motivos de trabalho, família (um filho de menoridade em conflito com as leis, filha, também de menoridade, que engravida) ou simplesmente porque é impossível com a estrutura abalada por outras emoções involuntárias estressantes.

CONCLUSÃO

Dormir bem fornece energia para começar os desafios, ser mais positivo e ver a vida de forma diferente, ajudando a saúde, mente e corpo. Portanto, diga não ao café, ao álcool e ao tabaco. Para dormir bem nenhuma destas substâncias irá ajudá-lo a adormecer no verão e, muito menos, se as tomar ou fumar antes de ir para a cama.

Pode optar por infusões relaxantes como chá de valeriana, maracujá ou camomila ouvindo músicas relaxantes em baixos volumes. Ah! Também é importante ventilar o quarto antes de dormir, trocar os lençóis, e usar iluminação tipo penumbra para estimular o sono e os sonhos coloridos.

Bons colchão e travesseiros e usar roupas leves ou não usar nada (é o meu caso) complementam o prazeroso encontro com Morfeu (um dos filhos de Hipnos, o deus do sono. Esse personagem mitológico representava a personificação dos sonhos.) flanando por jardins bem floridos e perfumados com muitos pássaros e outros animais silvestres ao derredor. Assim entendo, salvo outro juízo, o propósito PARA DORMIR BEM.

_________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.