Movimente-se

Quem não se lembra dos dias gloriosos da boa e velha infância? Das brincadeiras que nos proporcionavam prazer e cansaço, resultando em excelentes noites de sono? Amarelinha, Esconde-Esconde, Caça ao tesouro, pular elástico, futebol, queimada, estrear o novo toco e por ai vai. Nossa evolução se dá pelo movimento, e quando crianças nosso corpo teve nas brincadeiras um catalisador de boa praticas para um desenvolvimento saudável. Não sei vocês, mas eu depois de um jogo de queimada dormia o sono dos deuses.

Conforme crescemos, condicionamos gradativamente nossos movimentos as rotinas do dia a dia como levantar, andar, correr atrás de ônibus, subir e descer escadas, faxinar a casa comer, fazer sexo e dormir. A pratica de exercício se tornou uma ferramenta para manter uma boa aparência. Hoje temos academias, aulas de dança, aulas de zumba, aeróbica. Entretanto, há alguém que de fato pegue uma bicicleta e saia à pedalar por prazer, por lazer?

As atividades físicas, assim como as antigas brincadeiras, ajudam a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo, a endorfina, responsável pela sensação de bem estar. A endorfina alivia as dores, relaxa o organismo, e provoca um estado de plenitude. Alem da pratica de exercício físico, outras formas de liberar endorfina são: comer chocolate, dar gargalhadas, contato íntimo, ser grato, relembrar bons momentos, fazer planos.

Como esta o seu nível de ENDORFINA? O que você tem feito estando confinado para cuidar do seu corpo? Nosso corpo é como uma engrenagem que precisa de manutenções diárias. A ausência de algo pode e irá causar um surto. Privados de nossa rotina, do acesso aos meios de se praticar exercício físico, ficamos vulneráveis a doenças do corpo e da alma como a depressão.

Hoje eu acordei, escrevi aos meus Unicórnios e em seguida fui ter minha dose diária de exercícios físicos. Alongamento, um pouco de aeróbica e uma zumba para manter o corpo em movimento. A sensação de prazer e leveza é incrível. O corpo relaxa, enquanto a mente se esvazia das tantas questões que o mundo vem encarando.

E como estamos na era das lives, você pode, assim como eu, acessar o Youtube e assistir a um vídeo aleatório, ou pode estar seguindo ao vivo um profissional de educação física. É muito importante que ao praticar qualquer atividade física dentro de casa, o faça com orientação e respeite os seus limites. Afinal, precisamos evitar acidentes, pois ir a hospitais não é aconselhável no momento.

Não permita que seu corpo, tampouco sua mente padeçam nesta quarentena. Cuide-se através de praticas saudáveis como a leitura, ouvir musicas, ver filmes, alongar-se e sentir a cada amanhecer a vida adentrando em seu corpo. Externe a sua criança e relembre as brincadeiras da velha e boa infância.

Gostaria de indicar o projeto Movimente-se do Prof. Daniel Mendes, Profissional de Educação Física. Siga-o no instagram ou entre em contato para dicas de como se movimentar dentro de casa.

Instagram: @movimentese.emcasa

Whatsapp (38) 9 8856-7911

RL Perco
Enviado por RL Perco em 22/05/2020
Reeditado em 22/05/2020
Código do texto: T6955259
Classificação de conteúdo: seguro