Sistema Imunológico - Função, Tipos de Respostas

INTRODUÇÃO

Em continuação à série de textos para tentar entender o noticiário, formar opinião e crítica sobre a virose pandêmica, bem como compartilhá-los com aqueles em situação e interesse semelhantes, organizou-se o material pesquisado relacionado ao sistema imunológico humano.

Dentro dessa série, anteriormente, abordou-se: OMS – Organização Mundial de Saúde: Vírus; e Carga Viral, Imunidade, Viroses.

Devido à extensão, este artigo se restringe ao entendimento sobre Sistema Imunológico e desenvolve sobre a Resposta Imune que, entendeu-se no artigo anterior como atributo do organismo humano desencadeado pelo Sistema Imunológico.

Quando for o caso de o texto relacionar série de operadores do sistema imunológico é somente com a pretensão de ilustração e, para quando citado no noticiário, tenha-se idéia do que se trata, apesar de sem o entendimento de seu funcionamento, assim como quando se escuta, relacionado ao celular, o termo LED.

CONCEITOS BÁSICOS RELEVANTES

Organismo Humano - Divisão e Constituição

Dentro da hierarquia de organização biológica, considera-se o ser humano um organismo. Este por sua vez constitui-se de sistemas, constituído por conjunto de órgãos que, por sua vez, são constituídos de tecidos, estes constituídos de células, que são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

Por mais incrível e complexo que possa parecer, as células, constituídas de moléculas e estas de átomos, tem estrutura específica: a membrana plasmática; o citoplasma; e o núcleo.

Como ilustração, o coração que é órgão do sistema cardiovascular e tem presente na sua constituição tecido muscular estriado que, por sua vez, é formado por células individuais – cardiomiócitos.

Antígeno

Qualquer substância que seja reconhecida pelo sistema imune e estimule resposta imunológica. Geralmente, os antígenos são moléculas desconhecidas, que se destacam de células estranhas de bactérias, vírus, outros micro-organismos, parasitas, ou de células cancerígenas. Os antígenos podem ainda existir de forma autônoma, como o pólen, ou moléculas de alimentos, por exemplo.

O QUE É SISTEMA IMUNE

Também chamado de Sistema Imunológico ou, ainda, Sistema Imunitário é conjunto de estruturas e processos biológicos constituído de órgãos, tecidos, células e moléculas concebido para defender o organismo contra invasores indesejáveis, os antígenos, com a finalidade de manter o organismo em equilíbrio, com saúde.

O sistema imunológico humano serve como proteção, escudo ou barreira que protege o organismo contra essas invasões e as doenças causadas por muitos desses invasores, que incluem: microrganismos (comumente chamados germes, como bactérias, vírus e fungos); parasitas (como vermes); células cancerígenas; e órgãos e tecidos transplantados.

O funcionamento do sistema imune consiste em resposta inteligente e coordenada diante dos agentes estranhos; ou seja, em resposta imune.

FUNÇÃO BÁSICA DO SISTEMA IMUNE

Para defender o organismo contra esses invasores, o sistema imunológico deve ter a capacidade de distinguir entre o que pertence ao organismo (o próprio corpo) e o que não pertence (não próprio ou estranho ao corpo). Além disso, caracterizada a presença de antígeno, deflagrar processos para sua eliminação.

Quando alguém contrai um resfriado, por exemplo, o sistema imunitário inicia a produção de anticorpos específicos para cada antígeno. Depois de alguns dias, os anticorpos eliminam o antígeno trazido pelo microrganismo e a pessoa fica curada do resfriado. Essa função básica é denominada resposta imune.

TIPOS DE RESPOSTAS IMUNES

Resposta Imune Inata, ou Natural

É resposta rápida, não específica, estereotipada a número grande, mas limitado, de estímulos estranhos ao corpo.

Sinteticamente, a resposta ocorre por meio de mecanismos (fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda - citocinas e quimiocinas) ativados por estímulos específicos, representados por estruturas moleculares de ocorrência nos microrganismos, mas que não ocorrem na espécie humana. É como se existissem padrões de ocorrências nesses microrganismos, tanto assim que existem os PAMPs – Padrões Moleculares Associados aos Patógenos (lipopolissacarídeos, resíduos de manose e ácidos teicoicos, comumente encontradas na superfície de microrganismos)

A Resposta Imune Nata é capaz de prevenir e controlar diversas infecções, e ainda pode aperfeiçoar as respostas imunes adquiridas contra diferentes tipos de microrganismos. Além disso, avisa sobre a presença de infecção, acionando assim os mecanismos do outro tipo de imunidade, adquirida, contra os microrganismos causadores de doenças, que conseguem ultrapassar as defesas imunitárias inatas.

É realizada por: barreiras físicas e mecânicas; barreiras fisiológicas; barreiras celulares; e barreira inflamatória, (células especializadas e moléculas solúveis) existentes em todos os indivíduos, independentemente de contato prévio com antígenos ou agentes agressores, e não se altera qualitativa ou quantitativamente após o contato.

Barreiras Físicas e Mecânicas

Retardam ou impedem a entrada de moléculas e agentes infecciosos (pele, trato respiratório, membranas, mucosas, fluidos corporais, tosse, espirro).

Barreiras Fisiológicas

Inibem, ou eliminam o crescimento de microrganismos patogênicos devido à temperatura corporal e à acidez do trato gastrointestinal; rompem as paredes celulares e lisam (rompem) células patogênicas, através de mediadores químicos (lisozimas, interferon, sistema complemento).

Barreiras Celulares

Eliminam microrganismos estranhos por meio de células (linfócitos natural killer e leucócitos fagcíticos - neutrófilos, monócitos e macrófagos) capazes de absorverem partículas, ou até mesmo células invasoras .

Barreira Inflamatória:

Reação a infecções com danos tecidulares; induzem células fagocitárias (capazes de absorver partículas) para a área afetada.

Resposta Imune Adquirida ou Adaptativa

É ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor.

Oportuno realçar que as repostas imunes, inclusive as adquiridas, são altamente especializadas em oposição à especialização dos antígenos. Assim, se o agente infeccioso for extracelular a resposta é uma e os agentes de defesa são específicos para a situação. Caso sejam intracelulares, e mais ainda, conforme a localização na célula, então o mecanismo é outro e com agentes operacionais específicos para cada situação.

CLASSIFICAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE ADQUIRIDA

Devido à especificidade do microrganismo e à especialização da resposta existem dois tipos de Resposta Imune Adquirida: Humoral; e Celular.

Resposta Imune Adquirida Humoral

É o principal mecanismo de defesa contra microrganismos extracelulares e suas toxinas. Resposta mediada por anticorpos específicos, moléculas no sangue e nas secreções da mucosa.

Os anticorpos específicos são produzidos pelos leucócitos B maduros e se encontram no plasma sanguíneo. Eles reconhecem os antígenos, neutralizam a infecção e eliminam estes antígenos por diversos mecanismos de resposta ao estímulo invasor.

Os anticorpos são os principais agentes da imunidade humoral. Numa reação altamente específica, eles são capazes de reconhecer e ligarem-se especificamente aos antígenos que estimularam a formação do anticorpo. Dessa forma, cada tipo de anticorpo se liga exclusivamente a um único tipo de antígeno.

Como anticorpos específicos circulantes não penetram nas células hospedeiras, eles são ineficazes contra agentes infecciosos intracelulares.

Resposta Imune Adquirida Celular

É o mecanismo de defesa quando os microrganismos invasores, como os vírus e algumas bactérias sobrevivem e proliferam dentro das células hospedeiras e ficam inacessíveis aos anticorpos circulantes. Resposta mediada diretamente pelos linfócitos T matadores (killer), que eliminam a infecção por promoverem a destruição do microrganismo, ou a morte das células infectadas.

Conforme a participação do indivíduo no processo, a Resposta Imune Adquirida pode ser classificada em: Ativa e Passiva. E, essa classificação ainda pode subdividir-se em Natural e Artificial conforme ela ocorra naturalmente ou não.

Resposta Imune Adquirida Ativa Natural

É a que, já adquirida através da doença, é induzida pela exposição ao Antígeno, e tem a participação ativa do indivíduo imunizado para o agente infeccioso específico.

Resposta Imune Adquirida Ativa Artificial

Tem a participação do indivíduo, mas é adquirida por meio de vacinas.

Resposta Imune Adquirida Passiva Natural

É a imunização que ocorre com a transferência por processo natural de indivíduo imunizado para outro não imunizado. É o caso da transferência de anticorpos maternos para o feto.

Resposta Imune Adquirida Passiva Artificial

Quando o processo de transferência envolve anticorpos já prontos como exemplo o soro contra veneno de serpentes, soro antiofídico.

Propriedades da Resposta Imune Adquirida

São propriedades da Resposta Imune Adquirida, mediada pelo linfócito B e T: Especificidade; Diversidade; Memória Imunológica; Especialização; Discriminação ou Auto Tolerância; e Autolimitação.

Especificidade

A resposta Imune Adquirida reconhece os diversos antígenos e produz resposta imunológica específica para cada um deles.

Diversidade

É capaz de reconhecer milhares de antígenos diferentes e produzir resposta adequada para cada um deles.

Memória Imunológica

A exposição a antígenos faz aumentar sua habilidade em responder a esse mesmo antígeno novamente. As respostas subsequentes ao mesmo antígeno são normalmente mais rápidas, maiores e, qualitativamente, diferentes da primeira. Uma vez produzidas, as células de memória têm vida longa e são capazes de reconhecer esse antígeno por anos.

Especialização

Responde a diferentes antígenos, maximizando a eficiência dos mecanismos de defesa. Assim, os linfócitos B e T se especializam entre as diferentes classes de microrganismos ou pelos diferentes estágios da infecção do mesmo microrganismo.

Discriminação ou Auto Tolerância

Capacidade de reagir que os linfócitos B e T apresentam contra moléculas estranhas, mas não apresentam contra suas próprias moléculas.

Autolimitação

Produzem moléculas que auxiliam o término da resposta imune.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não têm como o aquele que buscou algum entendimento sobre, não maravilhar-se com as respostas dadas pelo sistema imunológico humano às invasões que sofremos pelos microrganismos.

A Resposta Inata, caso não dê conta do recado dedura e leva o invasor á presença da Resposta Adaptativa Humoral que, por sua vez é substituída pela Adaptativa Celular, quando o invasor exagera e se intrusa no interior da célula e a torna refém e a submete como alcova, para sua replicação.

Entretanto, pela experiência em aprendizados, ratifica-se a impressão registrada no artigo anterior e, dessa feita, como pensamento: “quanto mais se procura ampliar a compreensão sobre algumas coisas, mais se amplia a consciência sobre a ignorância“.

Com o objetivo semelhante de artigos publicados: OMS – Organização Mundial de Saúde; Vírus, Carga Viral, Imunidade, Viroses, bem como deste – Sistema Imunológico – Função e Tipos de Respostas, é pretensão elaborar outro artigo complementar, sobre Sistema Imunológico.

FONTES:

biologianet.com,

infoescola.com,

msdmanuals.com,

mundoeducacao.uol.com.br,

pt.wikipedia.org; e

scielo.br.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 22/09/2020
Reeditado em 28/09/2020
Código do texto: T7069379
Classificação de conteúdo: seguro