A DESGRAÇA DO VICIO

Tudo que é demais faz mau, já dizia nossas avós. E assim segue até os dias de hoje.

Tem pessoas que bebem tanta água que eu não consigo ficar perto delas. Começa a ficar algo irreal a sede. Elas tomam um Litro de água enquanto te conta um assunto banal.

Outros ingerem tanta bebida alcoólica e fumam tanto que você sente o cheiro e sabe reconhecer a presença da pessoa por aquele cheiro. É como se dormisse bebendo.

Outros tem exageros como comer, dormir e até sexo e religião. Um caminho que a princípio parece ser tão sem problema e depois começa aprisionar a pessoa.

Eu observava que cada dia a pessoa se torna mais escrava daquilo a ponto de ser mais importante que a pessoas ao lado.

Deixa os hábitos bons do cotidiano ser substituído pelo vício. Infelizmente ainda se acha capaz de o dominar.

Perder um querido para o vício é dolorido e viver escravo dele também é muito ruim.

Já vi bom funcionário ir embora por que o celular ocupou lugar do trabalho. Já presenciei a pornografia ocupar o lugar da esposa e até esposo. Conheci quem dava mais valor ao carro que a família e também aqueles que o copo americana da cerveja era melhor que o abraço da esposa.

São tantos escravos de algum vício que precisamos de vez em quando olhar dentro de nós e tentar encontrar o que nos escravisa. Se tem algo que está nos dominando. Para buscar o equilíbrio e ajuda se necessário.

Não adianta bater no peito e dizer que da conta sozinho. Não dará, será apenas mais um colecionador de fracassadas tentativas. Claro que tem quem dá conta sozinho. Mas fica difícil citar. Pois a maioria saí de um vício e na tentativa de livramento cai em outro.

Um vício que quase não falamos é de dominar. Tem pessoas que onde chega quer dominar. Ele domina os filhos, o cônjuge vive debaixo do braço e quando as amarras vai se soltando na força do outro ele se torna violento e chaga a matar.

Aquelas que amam demais, que se prendem a isso e esquece de se amar. Aqueles que dedicam demais ao outro e ficam sem se cuidar. Os que comem sem necessidade e jamais matam a fome de sua alma.

Em todas uma coisa não podemos esquecer. Ali tem uma pessoa e seu valor pode estar sendo camuflado pela sua frágil queda no vício. Outra coisa que não podemos deixar de falar é que ninguém é obrigado a viver debaixo do jugo do meu e do seu vício.

Ele é somente de quem o detém, então por mais que será cortado na carne. Vá a procura de ajuda. Vá se libertar dessas amarras e descobrirá que a vida tem tantas belezas e você só enxerga o que não precisa guardar.

Você foi criado para sonhar, viver e amar. Foi desafiado a conquistar não para desperdiçar sua vida sendo escravo de si mesmo.

Hoje, olhe a sua volta e comece a refletir. Você é daqueles que quando chega provoca alegria ou dor. Daquele que divide sorriso ou que só deixa dor. Melhor o bocado junto aos nossos que abundância sozinho.

Procure ajuda, seja ajuda e juntos descobrir que ser livre é a melhor experiência da vida.

Até a próxima...