Gemidos e Gemadas (sessão pasteurização)

Não! Este não é um assunto apenas para nós, os “véi”.

Claramente, este assunto interessa aos “jóvi”.

Quando dois jovens sertanejos foram nutridos com ovos crus para “afinarem suas vozes”, bem antes de se tornarem milionários cantores, eles corriam algum risco na saúde? Isso agora não mais importa, é bem verdade, pois quem... em sã consciência... iria se lamentar de ter corrido esse “risco” ao perceber que milhões em dinheiro foram o resultado dessa dieta, depois de chegarem à fama e ao sucesso?

ASPAS abertas

// Além de serem menos digeríveis, os ovos crus portam um sério risco de contaminação de bactérias — mesmo quando a casca não é partida na taça ou recipiente em que a clara e a gema são colocadas. "O principal risco de consumir ovos crus ou pouco cozidos é a infecção por Salmonela, que causa sintomas de intoxicação alimentar, como cólicas, diarreia, náuseas, febre e dor de cabeça", explica a dietista Lauren Antonucci, que revela ainda que os sintomas podem aparecer apenas 48 horas depois de comer o ovo cru e perdurar por cerca de sete dias.

\\ ASPAS fechadas. Confira a abordagem completa em:

https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1075838/comer-ovo-cru-faz-bem-ou-mal-nutricionistas-respondem

....................

Continuando aqui, o Tex.

Tem gente que ainda dá o nome errado à coisa, rotulando como “gemada” esse hábito nada confiável de entornar um ovo cru goela abaixo (em alguns casos, até mesmo em jejum), depois de se fazer apenas um furinho na casca.

“Gemada” é outra coisa bem diferente, mas não iremos tratar disso aqui. Basta perguntar ao “Pai Google”.

Mas, há quem diga que podemos minimizar o risco da ingestão de ovos crus. O processo chama-se “pasteurização”, uma coisa mais conhecida quando se fala de leite.

Dê uma olhada nisso, meu caro leitor, minha cara leitora. “Óia só isso”:

(TÍTULO): Como Pasteurizar Ovos

(AUTORIA): os colaboradores do portal WIKIHOW (uma organização voltada para a moda “faça-você-mesmo” muito comum nos EUA)*

*Não há problemas na reprodução, pois eles disponibilizam o conteúdo inclusive no formato p.d.f. (N.Tx – nota do Tex)

....................

“Os ovos cozidos não apresentam quase nenhuma ameaça, mas, se estiver seguindo uma receita que peça o uso de ovos crus ou mal cozidos — maionese, claras em neve, gemada etc. — é possível fazer um processo de pasteurização para reduzir ou eliminar o risco de salmonela.”

....................

Retomando aqui, o Tex.

Esse trechinho aí em cima é apenas para deixar dito que esse pessoal referido ensina (nessa página deles) dois métodos detalhados para se fazer a pasteurização dos ovos de forma doméstica. No entanto, eles deixam outros alertas. “Se estiver com pressa ou inseguro sobre o processo, compre ovos já pasteurizados no supermercado. Eles são mais caros, mas sofreram procedimentos profissionais, os quais podem oferecem ainda mais proteção.” (...) “Embora esses métodos sejam usados também por profissionais, ainda não há 100% de garantia de que os ovos pasteurizados em casa ficarão completamente livres de bactérias.” (...) “Aproximadamente 1 entre cada 20 mil ovos vai conter salmonela. Porém, uma pasteurização adequada deverá matar essa bactéria; portanto, sempre os utilize quando uma receita pedir ovos crus.” (...) “Para garantir, se estiver grávida ou tiver um sistema imunológico comprometido, evite completamente quaisquer receitas com ovos crus.”

Quem for lá conferir, vai se deparar com um material que disponibiliza até mesmo vídeos. Veja em: https://pt.wikihow.com/Pasteurizar-Ovos

::::::::::::::::::::::

Para terminar, existe quem seja alérgico ao referido alimento? Bem! Esse já é outro assunto que pode ser conferido em:

https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/alergologia/alergia-a-ovo/

::::::::::::::::::::::::

Da série: “Quando já se está no ‘trono’, é tarde para concluir se foi bem passado ou mal passado.”