As diferenças entre Psicólogo e Psiquiatra

Psiquiatra

A Psiquiatria é um ramo da medicina que para atuar é necessário realizar residência ou especialização após terminar o curso de medicina.

A Psiquiatria lida com diagnóstico e tratamento de transtornos mentais. Normalmente, o tratamento é realizado por psicotrópicos, medicamentos que agem na bioquímica do corpo, principalmente do Sistema Nervoso Central, junto a psicoeducação (Conscientização e explicação daquilo que o paciente tem, sendo feita com familiares também).

De forma simples, o Psiquiatra age na parte “orgânica”, biológica, do que são chamados “transtornos mentais”, sendo eles os principais responsáveis na hora de da dar um diagnóstico.

Psicólogo

A Psicologia é uma ciência que surgiu no final do século XIX. Para ser Psicólogo é necessário cursar a faculdade de Psicologia.

A Psicologia, assim com o a medicina, tem diversos ramos e especializações, além da parte clínica, tem a Psicologia Social, Escolar, organizacional, etc. A Psicologia clínica também trata de “transtornos mentais”, porém, também cuida de outros sofrimentos que necessariamente não são patológicos (doença para o senso comum). Como dificuldades de se relacionar, autossabotagem, dificuldades de lidar com ansiedade, traumas, luto, etc.

O Psicólogo no tratamento trabalha as emoções, o autoconhecimento, dá continência (serve como suporte psicológico para o outro), busca entender o que está Psicologicamente por trás dos sofrimentos e possibilita dar recursos para o paciente lidar com eles.

(Ressaltando que a Psicologia tem diversas linhas que cuidam de formas diferentes).

Complementares?

Muitas vezes eles podem ser complementares, numa síndrome do pânico, os remédios podem auxiliar na diminuição dos sintomas físicos da ansiedade (batimento rápido do coração, dificuldade de respirar, etc), enquanto o tratamento Psicológico contribui para perceber a causa e dar recursos além da medicação para o paciente lidar com o que sofre.

Às vezes a psicoterapia (psicólogo) pode dar conta do caso, outras, principalmente com patologia, precisam de medicação para lidar com os sintomas, etc..

Cuidado com a medicalização da vida

É importante ressaltar que nem todo sofrimento é transtorno, estar triste não é o mesmo que ter depressão, ficar nervoso com uma entrevista de emprego não significa que precisa de medicação pra ansiedade. Tem coisas que são normais na vida, a vida não é estar 100% bem o tempo todo.

Mas caso sua vida está sendo prejudicada por algo que sofra, é importante buscar ajuda e avaliação de um desses profissionais.

Psicólogo Renan Souza

CRP 06/151946

Instagram: @psirenansouza

mais páginas no perfil

Psicólogo Renan Souza
Enviado por Psicólogo Renan Souza em 08/10/2021
Código do texto: T7359296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.