Atividade Física e Qualidade de Vida

Diariamente, caminhamos pela orla de Maceió, contemplando a beleza do mar, que aqui é mais verde do que azul. Se optamos por caminhar para o lado esquerdo, a extensão é de 5 quilômetros. Se, para o lado direito, 6 quilômentros. Pelo que ali já caminhamos, já demos uma volta à Terra, cuja circunferência é de aproximadamente 40.000 quilômetos. Aos domingos e feriados, é para o lado direito que optamos, passando pela "Rua Fechada", assim chamada por ficar interditada para veículos, num trecho que abrange partes da Ponta Verde e Pajuçara. Não tem a mesma extensão da Avenida Paulista, que fica entre altos edifícios. Mas fica ladeada por belezas naturais, como o mar e os belos coqueirais. Hoje, naquele trecho, encontramos um gari que dançava enquanto varria, ao som de seu radinho fixo na sua coletora. Como já há muitos casos de garis, cujos videos viralizaram pelas redes sociais, a ponto de um deles ter sido convidado até para o Sambódromo do Rio de Janeiro, minha mulher achou por bem filmá-lo.

Tive a curiosidade de perguntar-lhe em que bairro ele morava. E, pelo que respondeu, num dos mais periféricos de Maceó, distante da praia. E ele justificou a sua alegria: "ser escalado para trabalhar aqui, contemplando a beleza desse mar e ser cumprimentado por turistas de todo o mundo, só pode me dar vontade de dançar."

Ora, a dança é uma forma de expressar a alegria que sentimos. Quem assiste àquela cena, só pode imaginar que o gari está feliz. E, diante de mais algumas perguntas que lhe fiz, sobre a família, tendo 4 filhos, revelou que seu trabalho, que lhe garante a sobrevivência, é o motivo de sua realização. "Pior é acordar é não ter um compromisso", acrescentou.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 26/12/2021
Código do texto: T7415291
Classificação de conteúdo: seguro