Diagnóstico preciso: uma escuta acolhedora que promove a cura do paciente

Nada é tão importante na área da saúde do que um diagnóstico clínico preciso e pontual emitido por um profissional na área médica. Neste sentido, toda consulta médica é regida por uma anamnese, ou seja, uma entrevista criteriosa sobre o paciente. Vale destacar que muitas pessoas procuram por um atendimento médico e, infelizmente, passam por alguns profissionais despreparados, acarretando ao cliente: sofrimento, insatisfação, perda de tempo, risco de morte ou sequelas, custos desnecessários, etc.

Cabe pontuar que “o especialista aprende na faculdade que para conseguir formular um diagnóstico ou uma hipótese diagnóstica ele precisa ouvir atentamente a queixa do paciente, fazendo perguntas gerais, como as relativas aos sintomas ( VARELA, [s/d])”. Convém mencionar que de acordo com Brian F. Mandell (2021):

os médicos precisam integrar uma grande variedade de dados clínicos enquanto enfrentam pressões conflitantes para reduzir as incertezas diagnósticas, os riscos para os pacientes e os custos. Decidir quais informações coletar, quais exames solicitar, como interpretar e integrar essas informações para extrair conclusões diagnósticas e quais tratamentos sugerir é um tópico conhecido como “tomada de decisão clínica.

Sendo assim, acredito que o excesso de exames que inúmeros médicos solicitam em incontáveis consultas pode estar relacionado a um problema frequente na profissão: a grande dificuldade de escutar o paciente. A falta de disponibilidade do profissional para ouvir seu paciente ocasionando, portanto, muitos prejuízos ao seu cliente. Para que isso não ocorra, o paciente deve procurar um especialista mais experiente, lembrando que durante a consulta o mesmo deve dar ao médico um maior detalhamento sobre o seu problema. Além disso, após o diagnóstico, o cliente deve tomar regularmente seus medicamentos no horário estabelecido e estar atento na evolução do quadro clínico constantemente.

REFERÊNCIAS

MANDELL, Brian F. Manual MSD - Introdução à tomada de decisão clínica. 2021. Disponível em: < https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/t%C3%B3picos-especiais/tomadadedecis%C3%A3ocl%C3%ADnica/introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-tomada-de-decis%C3%A3o-cl%C3%ADnica>. Acesso em: 10 novembro 2022.

VARELLA, Drauzio. Como deve ser uma consulta médica. [s/d]. Disponível em: < https://drauziovarella.uol.com.br/clinica-geral/como-deve-ser-uma-consulta-medica/>. Acesso em: 09 novembro 2022.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 11/11/2022
Reeditado em 20/04/2024
Código do texto: T7647559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.