Cantinho da miséria.

É assustador como todo ser humano tem a tendência de ajuntar coisas supérfluas, acreditando sempre, que aquele objeto que foi guardado, um dia terá alguma utilidade. E você que está lendo este artigo neste momento, certamente tem em sua casa, o seu "Cantinho da Miséria". Se acaso tem, não leia este artigo.

As mulheres tem por hábito "ajuntar" roupas, bolsas e sapatos. E acredita cegamente, que futuramente quando perder "peso", irá usar aquele vestido, que guardou por longo tempo, pois já não o servia mais. Ledo engano, vai passar vários anos e lá na frente descobrirá que o tão desejado vestido, é "démodé", isto, é, está fora da moda. Outra mania insensata é comprar vários "litros" de perfume, pois o preço é mais acessível, e esquece que com o passar do tempo, o perfume perde a essência e a fragrância. Nada é para sempre, "only diamonds are forever". Invista em diamantes.

Os homens não ficam atrás, geralmente têm seu espaço na garagem e guarda de tudo um pouco desde pneu até lona velha. E geralmente eles têm um caixa grande com chuveiros avariados, torneiras velhas, chaves enferrujadas, lâmpadas ultrapassadas e tantas coisas mais que recuso me a relatar. E a narrativa é sempre a mesma: "Um dia irei precisar".

Toda casa geralmente tem gavetas com muita tranqueira, são tantas coisas obsoletas e sem utilidade, todavia, não se consegue jogar nada fora. E passa anos e chega outros anos, e a gaveta fica tão entulhada que quase não dá para fechar. Prezado leitor, você certamente tem uma, e é seu "bichinho de estimação". E ai daquele que jogar alguma coisa fora. O rebu está armado.

Não entendo porque guardar tantas coisas, ao partimos desta terrinha, não vamos levar nada, lembre-se que o caixão não tem gaveta e a mudança não nos acompanha.

Por isso, tire um dia de vez em quando e faça uma limpeza geral pela casa, há tanta "coisas" paradas que poderia abençoar muita gente. O que for velho e feio, joga no lixo. Certos enfeites e os bibelôs são jurássicos, servem apenas para ajuntar pó e traça.

Faça uma limpeza na cozinha, e joga fora as panelas amassadas, os pratos e loiças trincadas, copos de massa de tomate. Nada de colecionar potes de sorvete e latas de enlatados. Hoje o mundo é globalizado e você poderá encontrar belas peças para usar na sua casa.

Certamente o seu guarda roupa, é um verdadeiro museu. Sem compaixão e sem razão, desfaça dos lençóis amarelados, toalhas manchadas, travesseiros babentos e nojentos. Afinal, você passa um terço de sua vida na cama. Todavia, merece ter uma cama linda e apresentável.

Na realidade, não basta somente limpar a casa, mas muitas vezes será necessário "desentulhar" tantas coisas negativas que ocupa a mente, alma e coração. Temos que viver com simplicidade e leveza. E se encantar com a beleza da vida, que está sempre ao nosso redor. Aprecie de vez em quando o pôr do sol.

Quem vive de passado é museu. E isso me faz refletir em um verso bíblico que se encontra em 1 Timóteo 6: 7,8, o qual passo a citar: "Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes".

Soli Deo Gloria forever.

Antonio Magnani
Enviado por Antonio Magnani em 25/07/2023
Código do texto: T7845544
Classificação de conteúdo: seguro