Ética e Genética

A Ciência e o avanço tecnológico são insaciáveis. O saber do ser humano, sua vontade de descobrir e superar aquilo que parece impossível é inefável. A genética é um desses saberes que o homem tem à sua frente nos dias de hoje, e nada, nenhuma causa ética, nenhuma lei religiosa ou estatal vão poder conter por muito tempo essa vontade humana de descobrir. A necessidade de saber é inerte à nossa natureza e responsável por nossa adaptação ao mundo. É o que nos permitiu, no passado, sobrevivermos ao invés de perecer. O macaco 'homo' só viria a se aperfeiçoar em 'sapiens' por causa de sua capacidade mental aumentada durante o decorrer dos séculos. Nós somos o resultado de uma seleção natural especializada na massa encefálica, em detrimento do animalismo caçador e do sedentarismo arborícola.

Somos o resultado daqueles que conseguiram sobreviver e se multiplicar graças à capacidade de compreender e superar as adversidades impostas pelo meio. A adversidade hoje é a genética. Apesar de paradoxal, afinal se encontra em nós mesmos, é também um fato. O homem quer entender a genética, quer pesquisá-la e compreendê-la, manipulá-la, ser dono dela assim como ela é nossa dona.

Se fala em ética, em preservação e em condutas a serem respeitadas. Para o pesquisador audacioso isso tudo são empecilhos. Para o homem estritamente científico, ética é tudo aquilo que pode ser explicado pela Ciência, e um conjunto de leis que ajudam e aprimoram a sobrevivência e o convívio dos indivíduos e da sociedade. Ética serve unicamente para buscar a melhoria e o aperfeiçoamento científico, fora estas características ela não é útil. Se não é pragmática em nome da Ciência, é empecilho em nome da ignorância e deve ser recusada.

Nenhum conceito que impeça a Ciência será levado em consideração pelos verdadeiros cientistas. A pesquisa e o entendimento do corpo humano devem ser liberados e estudados, pois se não for pela lei, alguém fará por cima dela, incutindo notoriamente diversos males para a pesquisa e para os seres pesquisados. A pesquisa clandestina só poderá ser evitada com a legalização da pesquisa em laboratório. É ingenuidade pensar que muitos laboratórios no mundo nunca maltrataram ou fizeram experiências bizarras a seres humanos.

As pesquisas somente trarão benefícios para o planeta e para a sociedade. Mapeado e estudado a fundo, o genoma humano revelará todos os aspectos da personalidade e da biofísico-química do ser humano. As possibilidades serão imensas, desde cura para todas as doenças, identificação e retirada do lendário 'gene da maldade' até a tão sonhada imortalidade. O futuro da ética perfeita é consentir hoje, que a ética seja aquilo que a Ciência espera que ela seja.