BELO HORIZONTE 24 HORAS

A cada dia que passa o trânsito em Belo Horizonte fica mais insuportável. São milhares de novos veículos despejados nas ruas a cada ano, as obras do metrô não acontecem e o sistema de transporte coletivo por ônibus não apresenta melhorias. Resultado: congestionamentos enormes, quantidade excessiva de veículos na cidade, poluição sonora, visual e do ar; e as pessoas cada vez mais doentes e estressadas. Enfim, o caos.

Mas vamos imaginar Belo Horizonte funcionando 24 horas. Uma Beagá 24 horas. Os ônibus circulariam diuturnamente, sem interrupção, o comércio poderia ter vários horários de funcionamento, as escolas idem, os shopping’s, supermercados, etc., etc..

O que teríamos? Teríamos menos ônibus circulando nas ruas (afinal de contas os trabalhadores não sairiam de casa e nem retornariam no mesmo horário), e provavelmente menos veículos particulares, se levarmos em conta a melhoria do conforto e da qualidade do transporte público.

Lanchonetes, bares, restaurantes, lojas de rua de modo geral, os supermercados, drogarias, e outros, poderiam funcionar numa espécie de escala de horários, de modo que todo o comércio funcionasse 24 horas; e os trabalhadores poderiam ter reduzida a sua jornada de trabalho para 6 horas diárias. Os bancos e as escolas teriam horários distintos, não necessariamente teriam o mesmo horário de funcionamento. E os hotéis, os hospitais, os prontos-socorros, os postos de saúde e as clínicas poderiam funcionar dia e noite, de forma que a população pudesse ser atendida a qualquer hora do dia. Os shopping’s poderiam funcionar em horários diferentes. E as repartições públicas também.

Quem sabe um dia alguém adota essa idéia? Poderia ser feito um estudo ou um planejamento junto à Prefeitura, ao Governo do Estado, ao CDL e às demais entidades classistas, a fim de se estudar um escalonamento de todas as atividades na Beagá 24 horas, respeitando-se, obviamente, o direito dos trabalhadores, inclusive contando com a participação dos sindicatos. E uma coisa interessante: se reduzíssemos a jornada diária de trabalho para 6 horas poderíamos oportunizar milhares de novos empregos.

Bom, eu sou um simples mortal e não estou apto a desenhar o projeto. Mas deixo aqui esta sugestão de transformar Belo Horizonte numa cidade 24 horas. Eu penso que daria muito certo, que funcionaria muito bem.

..

Washington Berto