SOBRE MODÉSTIA E GENIALIDADE

    Olá. Com esse artigo pretendo desmistificar algumas coisas que se fazem por aí, muitas vezes sem perceber. Além disso, lançar um pequeno facho de luz sobre um assunto pouco observado.

MODÉSTIA À PARTE... O

    A modéstia é um mecanismo. É algo tão esperado do outro que existe até um termo pra quando a pessoa finge ser modesta: falsa-modéstia. Parece um fato pequeno, mas basta olhar pro restante do léxico pra ver que a única palavra com um prefixo similar é pseudo-intelecual[idade]. Falo apenas das palavras que lidam com comportamento humano: falso-cognato ou falso-profeta não valem.

   Ah, aproveitando que falei nisto, (é pura coincidência) existe um monte de falsos-modestos se convertendo a falsos-intelectuais. É um jeito de não ser modesto sem ser também arrogante. Os arrogantes taxam-se de outra coisa... que discutiremos a seguir.


...EU SOU UM GÊNIO! X

    Na outra mão, está um dos maiores "mistérios" humanos: genialidade. Palavra tabu, no sentido que nunca é discutida em detalhe... Provavelmente porque faltam tais detalhes à mesa das pessoas comuns. Quer parecer arrogante? Sutilmente insinue que você é um gênio...
As pessoas vão fazer de tudo, mas de tudo mesmo, pra te desconvencer disso. Bom, isso é em parte porque as pessoas tem medo de quem não apresenta modéstia (ou falsa-modéstia, que é bem mais comum) Também em parte porque como as pessoas não sabem o que é genialidade, pra elas é preciso que algum crítico estudioso diga isto da pessoa primeiro...


...Rebanho de cordeirinhos babacas

Cabeça de cu alada
Enviado por Cabeça de cu alada em 20/09/2010
Reeditado em 16/10/2010
Código do texto: T2509354
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.