Ser ou Não Ser? Eis a Questão!

Próximo a um trágico-drama da obra literária Hamlet, a decisão sobre uma profissão ou carreira muitas vezes é algo extremamente difícil. Claro, na vida, optar por ter algo é útil. Mas, escolher o que ser é essencial.

Muito complicado foi para minha pessoa, exemplificando, escolher fazer o curso de Direito na universidade. Porque antes disso, me havia desistido de três cursos: arqueologia, pedagogia e letras. E o que é ainda pior, pensava também em cursar medicina!... Confuso, não? Pois é. Geralmente, a escolha da profissão é delineada no explosivo e hormonal período da adolescência. Fase curta e intensa de nossa idade a qual vem determinar a personalidade, a qualidade, o servir do homem adulto e velho vindouro.

Neste momento, a simples escolha de “o que fazer na vida” passa a ter aspectos frustrantes, causando o medo do desconhecido... Medo, este, a transformar o jovem em medíocre e preso economicamente aos pais, grupos de amigos cuja mentalidade é despreparada ou sem nenhuma percepção vocacional. Contudo, o que fazer para sair desse pesadelo? A solução é procurar, a princípio, informação e experimentos de boa qualidade. Procurar entrevistar, conviver com alguém já formado em dada área de trabalho. Isto é, desde logo, se você quer ser médico, freqüente hospitais; se quiser ser pescador, comece a pescar.

A vocação é a verdadeira chave para a felicidade na escolha. VOCAÇÃO não é STATUS. Cuidado. Caso contrário, se sepultar a sua vocação, irá cair na vala do lugar comum do TER. Esquecendo-se de que coisas, objetos (diplomas, paletós, batas, dinheiro) não podem fazer você SER. Ser feliz, ser digno de espontaneidade e alegria no exercer de uma função na sociedade. A natureza de se trabalhar por satisfação, e não por mera obrigação, faz-nos honestos com nós mesmos e os próximos.

Portanto, meu irmão, neste mundo materialista, você deve afastar-se do ruído ensurdecedor das aparências e soberbas que rodeiam profissões. Para só assim, então, escutar aquela sua voz interior, moradia da Vocação – filha da felicidade e irmã da honestidade.