MUNDO

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, Mundo é um nome para o universo que os seres ocupantes da Terra visto de um ponto de vista humano, como um lugar habitado por seres humanos. Frequentemente é usado para querer dizer a soma de experiência humana na história, ou a 'condição humana' em geral. Especialmente num contexto metafísico, também pode referir a tudo que compõe a realidade, o universo.

Em filosofia, Mundo é tudo aquilo que constitui a realidade. Embora esclarecer o conceito de mundo tenha sempre sido considerada uma das tarefas básicas da filosofia ocidental, este tema parece ter sido levantado explicitamente somente no início do século XX[1] e desde então tem estado sujeito a debate contínuo. A questão sobre o que o mundo é ainda não foi respondida.

Em Teologia, o conceito de Mundo no Cristianismo é o da queda e corrupção da sociedade humana. O mundo é freqüentemente citado junto com a carne e o Diabo como fontes de tentação das quais os cristãos deveriam fugir. Os cristãos falam que se esforçam para estar "presentes no mundo, mas não ser deste mundo.

Embora palavras em hebraico e grego que significa "mundial" são usados nas Escrituras com uma diversidade de sentidos, muitos exemplos de seu uso particular neste sentido podem ser encontrados no ensinamento de Jesus, de acordo com o Evangelho de João, por exemplo: João 7:7, João 8:23, João 12:25, João 14:17, João 15:18-19, João 17:6-25, João 18:36.

No estudo de religião e mitologia, o Submundo é um lugar frequentemente pensado como um sub-plano do mundo, agreste onde as almas vão após a morte. Em algumas mitologias havia numerosos submundos, como a católica à escolha do que dependeu da virtude da alma ou dos valores: os Campos Elísios.

O 'mundo', quando qualificado, também pode referir a um território particular da experiência humanas.

O mundo do trabalho descreve o trabalho pago e a busca de uma carreira brilhante, em todos seus aspectos sociais, distinto da vida do lar e do estudo acadêmico.

O mundo da moda descreve o ambiente dos desenhistas, casas de moda e consumidores que compõem a indústria da moda.

O Velho Mundo representa a Europa, a África e a Ásia. O Novo Mundo representa a América. O Novíssimo Mundo representa a Oceania.

Segundo os quatro pilares da educação de Jacques Delors.

O Ministério da Educação, Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, 1997, nos orienta que “Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interacção com o mundo que os rodeia. A criança quando inicia a educação pré-escolar já sabe muitas coisas sobre o “mundo”, já construiu algumas idéias sobre as relações com os outros, o mundo natural e construído pelo homem, como se usam e manipulam os objetos.

(…) Enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Curiosidade que é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades de contactar com novas situações simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.” (Orientações Curriculares, 1997, pág. 19)

A fantasia das crianças permite-lhe só acesso a “realidades” que não se limitam ao mundo próximo. Tomar como ponto de partida o que as crianças sabem, pressupõe que também esses saberes deverão ter tido em conta e que a educação pré-escolar, bem como outros níveis de ensino, não os poderão ignorar.

De vez em quando ouço os professores dizerem que a criança escreve segundo o conhecimento de Mundo que ela tem, mas o que realmente quer dizer esta teoria? Vejamos:

Quando corrijo as atividades dos alunos onde tenham perguntas pessoais, consigo visualizar bem o pensamento do aluno, segundo aquilo que ele houve e lê.

As boas redações são áquelas em que os alunos conseguem argumentar, se leem pouco e suas leituras "são pobres em conhecimento", eles não consegue discorrer sobre o seu texto, não nos dá argumentos convincentes daquilo que deseja defender, porém quando entendem o assunto, conseguem visualizar todas as causas possíveis e improváveis que as questões os coloca em desafio.

O adulto está inserido neste mesmo aspecto. Pensando sobre isso, acredito que é preciso escolhermos melhor aquilo que colocamos como parte de leitura diária.

Hoje os meios de comunicação estão a disposição do mundo, sejam eles, livros, revistas, internet, e-books, e-mails, biblioteca de diversos tipos.

É preciso selecionar aquilo que lemos, para que tenhamos assunto a escrever ou a conversar.

A sociedade deste século tem uma linguagem muito distorcida do que é assunto inerente e assunto disperso, os argumentos são ICQ, MSN, ORKUT, FACEBOOK.

Vejo poucas pessoas saberem sobre história da arte, do mundo, sobre política e outros assuntos importantes e sérios que formam o caráter do ser humano, que deveria ser crítico e responsável por aquilo que decide realizar.

Os jovens de hoje serão adultos e pais futuros, qual será a história de vida que eles terão a dar aos seus entes? Que tipo de exemplo queremos deixar como modelo de educação, didática, ética e cidadania?

Selecionar os diversos portadores de textos na infância é a raiz para que o caráter seja formado sem distorção e com a autoconfiança de que aquilo que escolherem esta realmente certo e de acordo com as normas formais de conduta correta.

Esta seleção contribuem muito para o entendimento intelectual em diversas áreas do conhecimento.

ANGELBORGESNINA
Enviado por ANGELBORGESNINA em 21/10/2010
Reeditado em 21/10/2010
Código do texto: T2570861
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