Ôops, enfim chegamos lá. Confesso que nunca esperei, nesta encarnação, ver uma mulher chefiando nosso país. E olhe que sou uma pessoa otimista!

Ao lado da esperança que faz nascer a alegria, querida Dilma, vêm as preocupações.

Ambas conhecemos o país em que vivemos e o Congresso que temos.

Nós, como brasileiras antenadas nos deprimimos diante dos problemas que o país precisa resolver. Chegamos a um ponto onde não há volta. Agora é crescer ou crescer. E aí dobra a sua responsabilidade e a nossa expectativa.

Temos um povo mais preocupado com a convocação da Seleção do que com o seu próprio bem estar. Um magote de cidadãos ignorantes e sem educação, pois, a ausência da educação e dos valores éticos que são intrínsecos a ela, passa muito longe da maioria.

E nossas elites, minha cara, são o que são, não mudaram nada desde a República, movimento que nasceu da revolta de ricos fazendeiros contra o corte nos seus interesses imediatos.

Analisando bem, acho que seu maior desafio é a educação. Se no fim do seu mandato você tiver erradicado o analfabetismo, construído escolas decentes para nossas crianças (escolas que até os filhos dos nossos parlamentares pudessem freqüentar, como sugeriu Cristóvão Buarque) pagando bem aos professores e lhes dando condições de aperfeiçoamento na sua profissão, fazendo distribuir o vale–livro, já que esse produto é tão caro por aqui, você, que começa como Presidenta sairá do poder como estadista. E nem precisamos impor a vogal!

Não considero violenta a índole do nosso povo. Precisamos é resgatar nossas  origens  e nos livrarmos do “american way of life” que nos foi imposto depois da guerra Segunda Guerra mundial. Nossa violência é importada, nossa cultura está se perdendo no meio da selva de besteirol americano que assola o país, sob as bênçãos de alguns intelectuais e da imprensa, vendida ao Grande Capital.

O combate às drogas é imprescindível; Tarefa para ontem.

Porque não voltarmos às escolas profissionalizantes em tempo integral, onde a criança entra a partir das sete da manhã, tendo um ensino fundamental de qualidade, almoce e durante a tarde aprenda uma profissão. Onde estaria o presidente Lula não fosse o SENAI, diga-me?

Desenvolveria sua brilhante inteligência nestas escolas de hoje onde falta até o giz?! Falando nisso, não é uma vergonha que ainda se use giz e quadro–negro nas escolas da oitava economia do mundo?!

Bato sempre nesta mesma tecla porque considero a educação nosso maior problema. Povo educado aprende a cuidar bem da saúde, lê mais, aprende com os mestres do passado o valor do respeito aos outros.

Chegaremos lá, Presidenta.

Conte com as pessoas esclarecidas desse Brasil que tanto amamos e juntos construiremos uma nação.

Desejo-lhe muita sorte e discernimento!

*Dilma está usando a pulseirinha contra olho gordo,obra do joalheiro baiano Carlos Rodeiro.
Valeu,presidenta.Você vai precisar!

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 05/01/2011
Código do texto: T2710693
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.