A ÉTICA PROFISSIONAL NAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS, FINANCEIRAS E SOCIAIS

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Ildeu Ferreira @ Ydu :.

As relações humanas buscando o entendimento nos contatos empresariais, durante o intercâmbio de idéias, projetos, serviços, e o exercício de comprar e vender deve primar pelo respeito aos CLIENTES. Principalmente no que tange ao compromisso assumido, envolvendo qualquer quantia/valor monetário, moralmente falando.

As pessoas/internautas, de diferentes faixas etárias, que compram e vendem pela internet, partem do pressuposto de que a relação em pauta se embasará na confiança mútua, no respeito ao próximo, que ora oferece ou busca algum bem ou serviço especializado.

Se considerarmos que os três principais aspectos da ÉTICA são: O Moral, o Social, e o Jurídico; e assim conceituarmos os direitos inerentes a cada cidadão ou cidadã, ato contínuo, perceberemos que as leis que regulam a prática do comércio, através do Código do Consumidor e do Código Comercial Brasileiro, com a gerência do” Procom” e outros órgãos da Federação, infelizmente, vamos deparar com situações ímpares, sempre que vermos os nossos direitos sendo desrespeitados. Esta sendo uma prática comum lidar com profissionais de conceituadas empresas que, de alguma forma, acabam desconsiderando os preceitos legais, no exercício do Livre Comércio. Pois toda e qualquer prática comercial e empresarial exige, diariamente, a aplicação natural da “Ética Profissional”.

A Ética nos dignifica, e nos faz sentir a força salutar da Cidadania - esta condição humana - que deve se estender a todos os meios empresariais.

Vejamos agora algumas das questões que merecem nossa atenção:

1) Pagamentos, à vista ou parcelados, de produtos ainda não estocados por alguns vendedores, que dependem de representantes ou distribuidores;

2) O não cumprimento dos prazos estipulados ou propostos pelos vendedores;

3) Desculpas que não procedem e nem satisfazem os compradores/consumidores;

4 A troca de produtos que, após exaustiva demanda, demora, e também um certo descaso, tudo isso acaba frustrando qualquer comprador, que, entusiasmado por um “Sonho de consumo”, então economizou cada centavo para adquirir um bem material ou algum serviço especializado, curso etc;

5) A má sintonia entre vendedor, fabricante, fornecedor, distribuidor, e técnicos em manutenção, responsáveis pela garantia dos produtos vendidos pela internet;

6) Alguma demora em responder e-mails ou contatos contendo reclamações, solicitações de informações ou explicações, pertinentes a compra já efetuada;

7) O longo prazo permeando as ações relativas a compra e a entrega do produto que, num acordo de cavalheiros, foi pedido, aceito, garantido e pago. Atualmente, alguns vendedores estipulam o prazo de até quinze (15) dias úteis para expedir, postar ou enviar o produto prometido, e isso após a confirmação do pagamento já efetuado através de boleto ou outros mecanismos eletrônicos, pelo CLIENTE...

Diante de todo o exposto, precisamos ressaltar o quanto é fundamental e sempre urgente a prática consciente e constante da “Ética Profissional” - em todas as relações sociais e comerciais; principalmente através da INTERNET, este Caminho Virtual que foi construído para ultrapassar as fronteiras do aparentemente impossível.

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Thesadore Ilyanovsk
Enviado por Thesadore Ilyanovsk em 08/01/2011
Reeditado em 26/09/2021
Código do texto: T2717054
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