Engane-me se for capaz

‘’A verdade é relativa’’ , é o que muitos psicologos costumam afirmar. Mas como uma palavra que possui uma definição tão sólida e intrépida pode ser relativa? Facilmente decifrável. O oposto da verdade é a mentira, isso todos nós sabemos, mas o que poucos temos conhecimento é que uma mentira pode se tornar uma verdade na visão de uma pessoa, basta que ele acredite que ela seja verdade. Desse modo, a fantasia, que é presente na vida de todos nós, é uma força indiscutivelmente alienadora, mas ter essa característica não é necessariamente ruim.

Todos temos um parente ou um amigo que parece viver em um mundo totalmente paralelo ao nosso. Até o julgamos, alguns tem um certo preconceito, mas acontece que é uma peculiaridade que independe deles. A fantasia como força alienadora é um arrombamento de espírito, um certo distúrbio mental que impede o indivíduo de agir por si mesmo.

Mas muitas pessoas são mais felizes com suas alienações, claro que quando elas estão em um nível saudável. Nós não entendemos que para esse tipo de ‘’alienado’’ a fantasia é a sua realidade. Ou seja, a fantasia, que para nós não é real, para eles passa a ser verdade. E não é digno de nós que os julguemos, quem somos nós?

Na vida nós temos muitas coisas que nos fazem agir. Um objetivo a ser alcançado, uma meta que foi traçada, uma carreira sólida no trabalho. Mas não a fantasia.

A fantasia é nada mais nada menos do que um artifício da mente humana que nos ajuda a viver. É como se fosse um aplicativo, que alguns usam quando querem e outros não. Agora, ela não nos leva a fazer nada, pelo menos não naturalmente. Por exemplo, se você fantasia em ser um empresário bem sucedido e depois de muito esforço consegue se realizar, não se pode afirmar que foi a sua fantasia que o levou a tal status, pois quando a sua fantasia deixou de ser apenas coisa da sua cabeça, ela virou um objetivo, uma meta que você atingiu.

Quando chegar um tempo em que nós não teremos a liberdade de sonhar, o que vai ser do mundo? Não venha com essa de que a alienação é uma doença que pode levar a morte, todos sabemos disso, os suicídios são motivados por alienações, mas para um grupo de pessoas a vida fica mais fácil de ser levada assim.

Enfim, a fantasia é a maior força alienadora existente. Para alguns ela atua mais, para outros influencia menos, mas a verdade, e essa é indicutível, é que todos nós somos um pouco alienados. Seja sonhando durante o sono, seja no dia-a-dia. O que deve ser entendido é que um pouco de fantasia nas nossas vidas sempre é benéfico, porém, se isso te leva a um nível extremo, procure ajuda profissional. Mas tenham sempre uma certeza: a fantasia nos faz fugir da normalidade, e quem não gosta de ser um pouquinho louco de vez em quando?