VOLUNTARISMO E VOLUNTARIADO

Movimento universal onde as pessoas se reunem com o objetivo de prestar serviço à comunidade; limpar a rua, por exemplo.

Enquanto na Europa, Canadá e Estados Unidos da América o coeficiente de voluntariado atinge 70/80%, no Brasil não vai além de 8%, melhorando periodicamente.

A prestação de serviço voluntário é cívica e solidária. Um marceneiro

que dedica duas horas de seu tempo ensinando o ofício numa escola profissionalizante, além de demonstrar seu elevado espírito comunitário, estimula os jovens com seu exemplo benfeitor.

Existem cidades que prosperam, em decorrência desse comportamento salutar. Outras se estancam e regridem porque não existe ali, a solidariedade comunitária. Infelizmente a Lei de Gerson aínda é aplicável em nosso País.

Dentre outras, duas entidades tratam do voluntarismo e do voluntariado no Brasil: www.parceirosvoluntarios.org.br e www.voluntariado.org.br

Acesse os respectivos sites e observe de que modo o voluntariado está mudando a vida de muitas pessoas no Brasil.

Através do voluntariado, também é possível evitar os falsos representantes do povo, eleitos por um público mal informado, que certamente não se enquadra ou não tem conhecimento desse trabalho que faz bem ao corpo e à mente.

Voluntarismo é ter vontade e colocar a ação sobre o pensamento. Voluntariado é a prática do voluntarismo; é doar seu tempo e seu conhecimento ao estímulo e à sociedade em que você vive, contribuíndo para o bem-estar do grupo social de sua convivência.

M R Gomide
Enviado por M R Gomide em 06/03/2011
Código do texto: T2832183
Classificação de conteúdo: seguro