Felizes a quem amigos têm!

Felizes a quem amigos têm!

A amizade é meio para se alcançar o amor fraternal que produz uma peculiar alegria em nosso corpo, alma e mente. E ainda mais, quando tal amizade existe de verdade. Ao ponto de confiarmos ao nosso amigo os segredos e sentimentos íntimos. Principalmente quando queremos um ombro amigo para chorar nossas dores; ou, noutro tempo, liberar risos largos em diálogos descontraídos nas calçadas e praças.

Infelizmente, num quarto escuro de tristezas, há aquelas pouquíssimas pessoas que não acreditam em amigos... Pessimistas e vítimas de crises depressivas. A se isolarem de todos e do mundo. Optam por uma solitária vida sem amizades. Isso talvez se explique porque elas enxergam a sociedade somente sob uma óptica amarga, cercada de demônios. Não sendo raro, então, essas pessoas tristes cometerem assassinatos ou mesmo o suicídio. Isoladas são quais prisioneiras das reflexões negativas e destrutivas numa cela materializada em casas de portas fechadas e nenhuma visita amiga. Aqui, lembro-me de um homem velho conhecido meu, que disse certa vez a mim não existir amigos nessa vida. Tendo ele uma televisão, um gato e três cachorros como companhia. Esse senhor possui diversas doenças físicas e, inclusive, problemas mentais (tinha já procurado vários psiquiatras e remédios mil, tudo sem cura). Até que me assustei quando ele, num dia mais negro de seu estado de espírito, friamente, dissera odiar os próprios filhos, a ex-esposa e que, aí vem o que me fez ter mais dó: mataria seus animais domésticos para economizar dinheiro com ração. Ele tinha o dinheiro como seu fim existencial – erro perpetrado por muitos irmãos acometidos de avareza e pobreza espiritual.

Hoje, espero que o pobre velho não tenha um amanhã tão trágico. Além de não ter amigos em seu coração. Confesso que eu fui seu amigo, e continuo sendo, pois desejo-o todo o bem do mundo. Mas distanciei-me de seu convívio negativo. A dor nos afasta.

É a amizade uma terapia a favorecer a saúde física e espiritual em bem estar bem acompanhado de bons camaradas. Ah, não confundir tais camaradas com ditosos “amigos de mesa de bar”, pródigos farristas, não! Serão amigos aqueles a quem só podemos contar na hora das drogas e dos gastos desmedidos?!

Certamente que não.

Por certo, tem-se no amigo intenso e verdadeiro o ser que nos completa: a alma; o relacionamento saudável; as parcerias; as delícias do prazer sexual (por quê não?!). Expandindo nossa existência em bem-estar e auto-realização. Felizes a quem amigos têm!