Mãe: Fonte da Paz

MÃE: FONTE DA PAZ

Neste domingo, dia 08/05/2011, comemoramos o DIA DAS MÃES.

Mãe é sinal de carinho, aconchego, acalanto, doação total e, acima de tudo, FONTE DE PAZ.

Num Brasil onde a violência, em todas as suas formas, parece ter tomado o lugar da Paz, onde o pessimismo da irresponsabilidade quer nos impelir ao negativismo e à desistência em relação à luta pelo BEM, que tal você, eu e todos nós, tomarmos a decisão de fazer alguma coisa visando o retorno da Paz?

E o primeiro passo é observar quantas pessoas do BEM você conhece.

Vai descobrir que são muitas. Entretanto, procure acrescentar à lista o máximo de nomes possível, a começar pelo seu nome e do seu filho. Para isto comece ensinando-o a dar bom dia, boa tarde, boa noite, a pedir a benção, a dizer obrigado, a pedir desculpas. Ensine-o a respeitar a mãe dele e a dos outros, a professora e os colegas, aquele que não tem carrão igual ao seu, nem celular, aquele mais pobre e o menos inteligente. Ensine-o a respeitar todas as pessoas, especialmente os idosos. Ensine-o a ser fiel e a detestar a falsidade. Ensine-o a agradecer pelo sorvete delicioso, pelo lanche caprichosamente preparado pela empregada doméstica, pelo mexidão suculento feito pela mamãe, com aquele toque especial de carinho que só ela sabe dar. Ensine-o a contemplar o firmamento e a pensar na grandeza e imensidade do Universo e em seu Autor amoroso. Ensine-o a gostar do Sol, da Chuva, do orvalho, a maravilhar-se com as flores e a refletir com os espinhos. Ensine-o a ser carinhoso com as pessoas e com os animais, do menorzinho ao maior, do mais lindo ao mais feioso. Mostre a ele o Alvorecer e o Ocaso e faça-o refletir sobre as etapas da vida e, assim, respeitar as outras crianças, os jovens, os adultos e, também e muito, os idosos. Mostre a ele a Lua maravilhosa em todas as suas fases e faça-o entender que, apesar de não ter luz própria, ela beneficia a terra com o brilho e o romantismo da luz recebida de alguém maior, o Sol. Mostre-lhe o arco-íris e explique a ele que os dois elementos nele presentes, a luz e a água, são componentes essenciais à vida, e que a rica variedade de cores aponta para o imprescindível respeito à rica diversidade humana. E que, na antiguidade, o Arco-íris era um sinal de aliança entre um Povo e seu Deus. Mostre a ele a terra de onde brotam as plantas e onde vivem os animais e nós humanos, de onde nos vem todo o sustento, e o que devemos fazer para preservá-la, para nosso próprio bem. Ensine-o a não poluir, a não sujar o mundo, a não desperdiçar, antes, a dividir o que tem com os que pouco ou nada têm, de modo a que a milagrosa multiplicação aconteça. Ensine-o a respeitar o choro alheio e a chorar junto se preciso for. Ensine-o a sorrir para a vida, a ser otimista, a crer em si e a acreditar nos outros. Ensine-o a dar passagem a alguém mais apressado, a ceder o assento a alguém mais decadente, a ajudar tirar do acanhamento aquele ou aquela colega mais retraída. A vibrar com a vitória do outro e a ter sempre coragem de persistir na luta, por mais difícil que seja.

Só não se esqueça de algo muito importante: É preciso que você seja assim, aja assim, fale assim para que ele o imite.

Porque a criança está de olhos e ouvidos bem abertos e, graças a Deus, não engole mentira, contradição, nem hipocrisia.

Agora, se você acha que a responsabilidade é só da Mãe e diz que não tem tempo para seu filho, cuidado!

Alguém indesejável pode ter todo o tempo disponível para elel!

Mas, se felizmente você tem a consciência do dever e do prazer de cuidar e de amar o seu filho, FELIZ DIA DAS MÃES PARA VOCÊ, PAPAI!

QUE TODAS AS MÃES TENHAM, AO MENOS NESTE DIA, UM POUQUINHO DE ALEGRIA NO CORAÇÃO, POR UM GESTO DE CARINHO DE SEUS FILHOS E PELO COMPROMETIMENTO RESPONSÁVEL DO PAI. MAS, SE POSSÍVEL, QUE SEJAM TORRENTES DE ALEGRIA, POR TODOS OS DIAS DE SUAS VIDAS, POIS, SÃO MERECEDORAS, COM CERTEZA!

Vamos TORCER E AGIR pela HARMONIA nas FAMILIAS, pela ALEGRIA e pela PAZ na SOCIEDADE.

FELIZ DIA DAS MÃES!!!